Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45489
ORCID:  http://orcid.org/0009-0002-2401-6771
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Educação ambiental no Instagram: as macrotendências no discurso dos Greenfluencers
Autor: Santos, Natália Queiroz
Primer orientador: Tavares Júnior, Melchior José
Primer miembro de la banca: Abreu, Gil Ezequiel Pereira de
Segundo miembro de la banca: Resende, Guilherme Dalla Mutta
Resumen: O objetivo deste trabalho foi identificar influenciadores digitais brasileiros engajados em causas ambientais no Instagram, conhecidos como greenfluencers, bem como analisar as macrotendências da Educação Ambiental em suas postagens. A pesquisa, de abordagem qualitativa, revelou 15 greenfluencers com perfis ativos no país, os quais são categorizados como macro influenciadores, possuindo entre 10 mil e 1 milhão de seguidores. A maioria dos perfis pertence a mulheres, evidenciando o protagonismo feminino nesse campo. Os resultados também indicaram a predominância da macrotendência pragmática da Educação Ambiental nos conteúdos analisados, o que era esperado e também preocupante. Menos expressiva, a macrotendência crítica também foi identificada, abordando temas como crise climática e racismo ambiental. Os greenfluencers têm potencial para fortalecer a Educação Ambiental no Instagram, especialmente quando promovem reflexões mais críticas e engajadas sobre as questões ambientais.
Palabras clave: Comunicação digital
Consumo consciente
Ativismo ambiental
Digital communication
Conscious consumption
Environmental activism
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SANTOS, Natália Queiroz. Educação ambiental no Instagram: as macrotendências no discurso dos Greenfluencers. 2025. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45489
Fecha de defensa: 24-abr-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EducaçãoAmbientalInstagram.pdf365.46 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons