Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45101
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-3918-1270
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Uma análise da definição de conhecimento de Linda Zagzebski
Título(s) alternativo(s): An analysis of Linda Zagzebski's definition of knowledge
Autor(es): Patrício, Mateus Henriques
Primeiro orientador: Mendonça, Fernando Martins
Primeiro membro da banca: Mendonça, Fernando Martins
Segundo membro da banca: Ruffino, Marco
Terceiro membro da banca: Zanei, Pedro
Resumo: A dissertação tem como objetivo analisar a definição de conhecimento presente no livro Virtues of The Mind (1996), de autoria de Linda Zagzebski. No primeiro capítulo, realiza-se uma contextualização do debate contemporâneo a respeito da natureza do conhecimento. No segundo capítulo, apresenta-se a teoria das virtudes morais e intelectuais a partir da qual a definição de conhecimento é construída. Por fim, no terceiro capítulo, a definição de conhecimento de Zagzebski é formulada e analisada à luz de quatro objeções.
Abstract: The aim of this dissertation is to analyze the definition of knowledge present in Linda Zagzebski's book Virtues of The Mind (1996). The first chapter contextualizes the contemporary debate on the nature of knowledge. The second chapter presents the theory of moral and intellectual virtues from which the definition of knowledge is constructed. Finally, in the third chapter, Zagzebski's definition of knowledge is formulated and analyzed considering four objections.
Palavras-chave: Conhecimento
Virtudes Intelectuais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::EPISTEMOLOGIA
Assunto: Filosofia
Compreensão (Teoria do conhecimento)
Metafísica
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Filosofia
Referência: PATRÍCIO, Mateus Henriques. Uma análise da definição de conhecimento de Linda Zagzebski. 2025. 96 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.37
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.37
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45101
Data de defesa: 19-Fev-2025
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaliseDefinicaoConhecimento.pdf651.6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons