Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45101| ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-3918-1270 |
| Tipo do documento: | Dissertação |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Uma análise da definição de conhecimento de Linda Zagzebski |
| Título(s) alternativo(s): | An analysis of Linda Zagzebski's definition of knowledge |
| Autor(es): | Patrício, Mateus Henriques |
| Primeiro orientador: | Mendonça, Fernando Martins |
| Primeiro membro da banca: | Mendonça, Fernando Martins |
| Segundo membro da banca: | Ruffino, Marco |
| Terceiro membro da banca: | Zanei, Pedro |
| Resumo: | A dissertação tem como objetivo analisar a definição de conhecimento presente no livro Virtues of The Mind (1996), de autoria de Linda Zagzebski. No primeiro capítulo, realiza-se uma contextualização do debate contemporâneo a respeito da natureza do conhecimento. No segundo capítulo, apresenta-se a teoria das virtudes morais e intelectuais a partir da qual a definição de conhecimento é construída. Por fim, no terceiro capítulo, a definição de conhecimento de Zagzebski é formulada e analisada à luz de quatro objeções. |
| Abstract: | The aim of this dissertation is to analyze the definition of knowledge present in Linda Zagzebski's book Virtues of The Mind (1996). The first chapter contextualizes the contemporary debate on the nature of knowledge. The second chapter presents the theory of moral and intellectual virtues from which the definition of knowledge is constructed. Finally, in the third chapter, Zagzebski's definition of knowledge is formulated and analyzed considering four objections. |
| Palavras-chave: | Conhecimento Virtudes Intelectuais |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::EPISTEMOLOGIA |
| Assunto: | Filosofia Compreensão (Teoria do conhecimento) Metafísica |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Programa: | Programa de Pós-graduação em Filosofia |
| Referência: | PATRÍCIO, Mateus Henriques. Uma análise da definição de conhecimento de Linda Zagzebski. 2025. 96 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.37 |
| Identificador do documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.37 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45101 |
| Data de defesa: | 19-Fev-2025 |
| Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
| Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Filosofia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AnaliseDefinicaoConhecimento.pdf | 651.6 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons
