Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45101
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-3918-1270
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Uma análise da definição de conhecimento de Linda Zagzebski
Alternate title (s): An analysis of Linda Zagzebski's definition of knowledge
Author: Patrício, Mateus Henriques
First Advisor: Mendonça, Fernando Martins
First member of the Committee: Mendonça, Fernando Martins
Second member of the Committee: Ruffino, Marco
Third member of the Committee: Zanei, Pedro
Summary: A dissertação tem como objetivo analisar a definição de conhecimento presente no livro Virtues of The Mind (1996), de autoria de Linda Zagzebski. No primeiro capítulo, realiza-se uma contextualização do debate contemporâneo a respeito da natureza do conhecimento. No segundo capítulo, apresenta-se a teoria das virtudes morais e intelectuais a partir da qual a definição de conhecimento é construída. Por fim, no terceiro capítulo, a definição de conhecimento de Zagzebski é formulada e analisada à luz de quatro objeções.
Abstract: The aim of this dissertation is to analyze the definition of knowledge present in Linda Zagzebski's book Virtues of The Mind (1996). The first chapter contextualizes the contemporary debate on the nature of knowledge. The second chapter presents the theory of moral and intellectual virtues from which the definition of knowledge is constructed. Finally, in the third chapter, Zagzebski's definition of knowledge is formulated and analyzed considering four objections.
Keywords: Conhecimento
Virtudes Intelectuais
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::EPISTEMOLOGIA
Subject: Filosofia
Compreensão (Teoria do conhecimento)
Metafísica
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Filosofia
Quote: PATRÍCIO, Mateus Henriques. Uma análise da definição de conhecimento de Linda Zagzebski. 2025. 96 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.37
Document identifier: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.37
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45101
Date of defense: 19-Feb-2025
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaliseDefinicaoConhecimento.pdf651.6 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons