Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45101| ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-3918-1270 |
| Document type: | Dissertação |
| Access type: | Acesso Aberto |
| Title: | Uma análise da definição de conhecimento de Linda Zagzebski |
| Alternate title (s): | An analysis of Linda Zagzebski's definition of knowledge |
| Author: | Patrício, Mateus Henriques |
| First Advisor: | Mendonça, Fernando Martins |
| First member of the Committee: | Mendonça, Fernando Martins |
| Second member of the Committee: | Ruffino, Marco |
| Third member of the Committee: | Zanei, Pedro |
| Summary: | A dissertação tem como objetivo analisar a definição de conhecimento presente no livro Virtues of The Mind (1996), de autoria de Linda Zagzebski. No primeiro capítulo, realiza-se uma contextualização do debate contemporâneo a respeito da natureza do conhecimento. No segundo capítulo, apresenta-se a teoria das virtudes morais e intelectuais a partir da qual a definição de conhecimento é construída. Por fim, no terceiro capítulo, a definição de conhecimento de Zagzebski é formulada e analisada à luz de quatro objeções. |
| Abstract: | The aim of this dissertation is to analyze the definition of knowledge present in Linda Zagzebski's book Virtues of The Mind (1996). The first chapter contextualizes the contemporary debate on the nature of knowledge. The second chapter presents the theory of moral and intellectual virtues from which the definition of knowledge is constructed. Finally, in the third chapter, Zagzebski's definition of knowledge is formulated and analyzed considering four objections. |
| Keywords: | Conhecimento Virtudes Intelectuais |
| Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::EPISTEMOLOGIA |
| Subject: | Filosofia Compreensão (Teoria do conhecimento) Metafísica |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Program: | Programa de Pós-graduação em Filosofia |
| Quote: | PATRÍCIO, Mateus Henriques. Uma análise da definição de conhecimento de Linda Zagzebski. 2025. 96 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.37 |
| Document identifier: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.37 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45101 |
| Date of defense: | 19-Feb-2025 |
| Sustainable Development Goals SDGs: | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
| Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Filosofia |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| AnaliseDefinicaoConhecimento.pdf | 651.6 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License
