Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45101
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPatrício, Mateus Henriques-
dc.date.accessioned2025-04-01T17:13:18Z-
dc.date.available2025-04-01T17:13:18Z-
dc.date.issued2025-02-19-
dc.identifier.citationPATRÍCIO, Mateus Henriques. Uma análise da definição de conhecimento de Linda Zagzebski. 2025. 96 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.37pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45101-
dc.description.abstractThe aim of this dissertation is to analyze the definition of knowledge present in Linda Zagzebski's book Virtues of The Mind (1996). The first chapter contextualizes the contemporary debate on the nature of knowledge. The second chapter presents the theory of moral and intellectual virtues from which the definition of knowledge is constructed. Finally, in the third chapter, Zagzebski's definition of knowledge is formulated and analyzed considering four objections.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectVirtudes Intelectuaispt_BR
dc.titleUma análise da definição de conhecimento de Linda Zagzebskipt_BR
dc.title.alternativeAn analysis of Linda Zagzebski's definition of knowledgept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Mendonça, Fernando Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2376997544214656pt_BR
dc.contributor.referee1Mendonça, Fernando Martins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2376997544214656pt_BR
dc.contributor.referee2Ruffino, Marco-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2177942722419294pt_BR
dc.contributor.referee3Zanei, Pedro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8843690349739339pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3321218131447019pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA dissertação tem como objetivo analisar a definição de conhecimento presente no livro Virtues of The Mind (1996), de autoria de Linda Zagzebski. No primeiro capítulo, realiza-se uma contextualização do debate contemporâneo a respeito da natureza do conhecimento. No segundo capítulo, apresenta-se a teoria das virtudes morais e intelectuais a partir da qual a definição de conhecimento é construída. Por fim, no terceiro capítulo, a definição de conhecimento de Zagzebski é formulada e analisada à luz de quatro objeções.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Filosofiapt_BR
dc.sizeorduration96pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::EPISTEMOLOGIApt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.37pt_BR
dc.orcid.putcode181419056-
dc.crossref.doibatchid633e889f-6fd8-47a4-beb8-0d91e53a868f-
dc.subject.autorizadoFilosofiapt_BR
dc.subject.autorizadoCompreensão (Teoria do conhecimento)pt_BR
dc.subject.autorizadoMetafísicapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaliseDefinicaoConhecimento.pdf651.6 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons