Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45101
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-3918-1270
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Uma análise da definição de conhecimento de Linda Zagzebski
Título (s) alternativo (s): An analysis of Linda Zagzebski's definition of knowledge
Autor: Patrício, Mateus Henriques
Primer orientador: Mendonça, Fernando Martins
Primer miembro de la banca: Mendonça, Fernando Martins
Segundo miembro de la banca: Ruffino, Marco
Tercer miembro de la banca: Zanei, Pedro
Resumen: A dissertação tem como objetivo analisar a definição de conhecimento presente no livro Virtues of The Mind (1996), de autoria de Linda Zagzebski. No primeiro capítulo, realiza-se uma contextualização do debate contemporâneo a respeito da natureza do conhecimento. No segundo capítulo, apresenta-se a teoria das virtudes morais e intelectuais a partir da qual a definição de conhecimento é construída. Por fim, no terceiro capítulo, a definição de conhecimento de Zagzebski é formulada e analisada à luz de quatro objeções.
Abstract: The aim of this dissertation is to analyze the definition of knowledge present in Linda Zagzebski's book Virtues of The Mind (1996). The first chapter contextualizes the contemporary debate on the nature of knowledge. The second chapter presents the theory of moral and intellectual virtues from which the definition of knowledge is constructed. Finally, in the third chapter, Zagzebski's definition of knowledge is formulated and analyzed considering four objections.
Palabras clave: Conhecimento
Virtudes Intelectuais
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::EPISTEMOLOGIA
Tema: Filosofia
Compreensão (Teoria do conhecimento)
Metafísica
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Filosofia
Cita: PATRÍCIO, Mateus Henriques. Uma análise da definição de conhecimento de Linda Zagzebski. 2025. 96 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.37
Identificador del documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.37
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45101
Fecha de defensa: 19-feb-2025
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Filosofia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AnaliseDefinicaoConhecimento.pdf651.6 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons