Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45101| ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-3918-1270 |
| Tipo de documento: | Dissertação |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Uma análise da definição de conhecimento de Linda Zagzebski |
| Título (s) alternativo (s): | An analysis of Linda Zagzebski's definition of knowledge |
| Autor: | Patrício, Mateus Henriques |
| Primer orientador: | Mendonça, Fernando Martins |
| Primer miembro de la banca: | Mendonça, Fernando Martins |
| Segundo miembro de la banca: | Ruffino, Marco |
| Tercer miembro de la banca: | Zanei, Pedro |
| Resumen: | A dissertação tem como objetivo analisar a definição de conhecimento presente no livro Virtues of The Mind (1996), de autoria de Linda Zagzebski. No primeiro capítulo, realiza-se uma contextualização do debate contemporâneo a respeito da natureza do conhecimento. No segundo capítulo, apresenta-se a teoria das virtudes morais e intelectuais a partir da qual a definição de conhecimento é construída. Por fim, no terceiro capítulo, a definição de conhecimento de Zagzebski é formulada e analisada à luz de quatro objeções. |
| Abstract: | The aim of this dissertation is to analyze the definition of knowledge present in Linda Zagzebski's book Virtues of The Mind (1996). The first chapter contextualizes the contemporary debate on the nature of knowledge. The second chapter presents the theory of moral and intellectual virtues from which the definition of knowledge is constructed. Finally, in the third chapter, Zagzebski's definition of knowledge is formulated and analyzed considering four objections. |
| Palabras clave: | Conhecimento Virtudes Intelectuais |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::EPISTEMOLOGIA |
| Tema: | Filosofia Compreensão (Teoria do conhecimento) Metafísica |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Programa: | Programa de Pós-graduação em Filosofia |
| Cita: | PATRÍCIO, Mateus Henriques. Uma análise da definição de conhecimento de Linda Zagzebski. 2025. 96 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.37 |
| Identificador del documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.37 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45101 |
| Fecha de defensa: | 19-feb-2025 |
| Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
| Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Filosofia |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AnaliseDefinicaoConhecimento.pdf | 651.6 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
