Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45011
ORCID:  http://orcid.org/0009-0004-8085-9356
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Narrativas autobiográficas de humanização e afeto de uma profissional de apoio escolar
Alternate title (s): Autobiographical narratives of humanization and affection by a school support professional
Author: Silva, Ana Karolina
First Advisor: Carvalho, Daniela Franco
First member of the Committee: Oliveira, Caroline Barroncas de
Second member of the Committee: Sales, Tiago Amaral
Summary: Esta dissertação descreve minha trajetória pessoal e profissional como profissional de apoio escolar, destacando um recorte de três meses de trabalho com um adolescente que apresenta múltiplas deficiências em uma escola localizada no município de Uberlândia (MG). O estudo explora as possibilidades e os desafios enfrentados ao longo deste período, ressaltando cinco atividades pedagógicas personalizadas, desenvolvidas especificamente para o aluno. A pesquisa se fundamenta nos aportes teóricos de Paulo Freire, com ênfase em suas reflexões sobre a humanização e o afeto no processo educativo, utilizando uma metodologia narrativa que valoriza a subjetividade e a singularidade da experiência vivida. Este estudo detalha minha história de vida, o trabalho com um educando com múltiplas deficiências, a rotina de um profissional de apoio escolar, as práticas pedagógicas e as estratégias adotadas especificamente para o aluno dessa dissertação. Além disso, aborda as percepções sobre as conquistas alcançadas, tanto no desenvolvimento do aluno quanto no aprimoramento das minhas práticas profissionais. Por meio deste relato, busca-se oferecer uma reflexão sobre o papel do afeto, da personalização e da responsabilidade do ensino de pessoas com necessidades educacionais específicas, contribuindo para o debate sobre práticas inclusivas e humanizadas na educação. Palavras Chaves: Autobiografia, múltiplas deficiências, escola.
Abstract: This dissertation describes my personal and professional journey as a school support worker, highlighting a three-month period of work with an adolescent with multiple disabilities at a school in the municipality of Uberlândia (MG). The study explores the possibilities and challenges encountered during this period, emphasizing five personalized pedagogical activities developed specifically for the student. The research is grounded in the theoretical contributions of Paulo Freire, focusing on his reflections on humanization and affection in the educational process. A narrative methodology is employed, valuing subjectivity and the uniqueness of lived experiences. This study details my life story, the work with a student with multiple disabilities, the daily routine of a school support professional, the pedagogical practices employed, and the strategies specifically adopted for the student in this dissertation. Furthermore, it examines the perceived achievements, both in the student's development and in the enhancement of my professional practices. Through this account, the aim is to offer a reflection on the role of affection, personalization, and the responsibility of teaching individuals with specific educational needs, contributing to the discussion on inclusive and humanized educational practices. Keywords: Autobiography, multiple disabilities, school.
Keywords: Autobiografia
Autobiography
Múltiplas Deficiências
Multiple disabilities
Escola
school
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Subject: Educação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: SILVA, Ana Karolina. Narrativas autobiográficas de humanização e afeto de uma profissional de apoio escolar. 2025. 59 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.170.
Document identifier: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.170
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45011
Date of defense: 27-Feb-2025
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NarrativasAutobiográficasdeHumanização.pdfDissertação2.84 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons