Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45011
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSilva, Ana Karolina-
dc.date.accessioned2025-03-14T13:59:47Z-
dc.date.available2025-03-14T13:59:47Z-
dc.date.issued2025-02-27-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Karolina. Narrativas autobiográficas de humanização e afeto de uma profissional de apoio escolar. 2025. 59 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.170.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45011-
dc.description.abstractThis dissertation describes my personal and professional journey as a school support worker, highlighting a three-month period of work with an adolescent with multiple disabilities at a school in the municipality of Uberlândia (MG). The study explores the possibilities and challenges encountered during this period, emphasizing five personalized pedagogical activities developed specifically for the student. The research is grounded in the theoretical contributions of Paulo Freire, focusing on his reflections on humanization and affection in the educational process. A narrative methodology is employed, valuing subjectivity and the uniqueness of lived experiences. This study details my life story, the work with a student with multiple disabilities, the daily routine of a school support professional, the pedagogical practices employed, and the strategies specifically adopted for the student in this dissertation. Furthermore, it examines the perceived achievements, both in the student's development and in the enhancement of my professional practices. Through this account, the aim is to offer a reflection on the role of affection, personalization, and the responsibility of teaching individuals with specific educational needs, contributing to the discussion on inclusive and humanized educational practices. Keywords: Autobiography, multiple disabilities, school.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAutobiografiapt_BR
dc.subjectAutobiographypt_BR
dc.subjectMúltiplas Deficiênciaspt_BR
dc.subjectMultiple disabilitiespt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectschoolpt_BR
dc.titleNarrativas autobiográficas de humanização e afeto de uma profissional de apoio escolarpt_BR
dc.title.alternativeAutobiographical narratives of humanization and affection by a school support professionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Daniela Franco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8974289881139128pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Caroline Barroncas de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7898558694581023pt_BR
dc.contributor.referee2Sales, Tiago Amaral-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2295345372533795pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2832328331373071pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação descreve minha trajetória pessoal e profissional como profissional de apoio escolar, destacando um recorte de três meses de trabalho com um adolescente que apresenta múltiplas deficiências em uma escola localizada no município de Uberlândia (MG). O estudo explora as possibilidades e os desafios enfrentados ao longo deste período, ressaltando cinco atividades pedagógicas personalizadas, desenvolvidas especificamente para o aluno. A pesquisa se fundamenta nos aportes teóricos de Paulo Freire, com ênfase em suas reflexões sobre a humanização e o afeto no processo educativo, utilizando uma metodologia narrativa que valoriza a subjetividade e a singularidade da experiência vivida. Este estudo detalha minha história de vida, o trabalho com um educando com múltiplas deficiências, a rotina de um profissional de apoio escolar, as práticas pedagógicas e as estratégias adotadas especificamente para o aluno dessa dissertação. Além disso, aborda as percepções sobre as conquistas alcançadas, tanto no desenvolvimento do aluno quanto no aprimoramento das minhas práticas profissionais. Por meio deste relato, busca-se oferecer uma reflexão sobre o papel do afeto, da personalização e da responsabilidade do ensino de pessoas com necessidades educacionais específicas, contribuindo para o debate sobre práticas inclusivas e humanizadas na educação. Palavras Chaves: Autobiografia, múltiplas deficiências, escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration59pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.170pt_BR
dc.orcid.putcode180135163-
dc.crossref.doibatchidd9f0ce7f-a87b-4cb9-8b0e-c4d681b66e83-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
NarrativasAutobiográficasdeHumanização.pdfDissertação2.84 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons