Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45011
ORCID:  http://orcid.org/0009-0004-8085-9356
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Narrativas autobiográficas de humanização e afeto de uma profissional de apoio escolar
Título(s) alternativo(s): Autobiographical narratives of humanization and affection by a school support professional
Autor(es): Silva, Ana Karolina
Primeiro orientador: Carvalho, Daniela Franco
Primeiro membro da banca: Oliveira, Caroline Barroncas de
Segundo membro da banca: Sales, Tiago Amaral
Resumo: Esta dissertação descreve minha trajetória pessoal e profissional como profissional de apoio escolar, destacando um recorte de três meses de trabalho com um adolescente que apresenta múltiplas deficiências em uma escola localizada no município de Uberlândia (MG). O estudo explora as possibilidades e os desafios enfrentados ao longo deste período, ressaltando cinco atividades pedagógicas personalizadas, desenvolvidas especificamente para o aluno. A pesquisa se fundamenta nos aportes teóricos de Paulo Freire, com ênfase em suas reflexões sobre a humanização e o afeto no processo educativo, utilizando uma metodologia narrativa que valoriza a subjetividade e a singularidade da experiência vivida. Este estudo detalha minha história de vida, o trabalho com um educando com múltiplas deficiências, a rotina de um profissional de apoio escolar, as práticas pedagógicas e as estratégias adotadas especificamente para o aluno dessa dissertação. Além disso, aborda as percepções sobre as conquistas alcançadas, tanto no desenvolvimento do aluno quanto no aprimoramento das minhas práticas profissionais. Por meio deste relato, busca-se oferecer uma reflexão sobre o papel do afeto, da personalização e da responsabilidade do ensino de pessoas com necessidades educacionais específicas, contribuindo para o debate sobre práticas inclusivas e humanizadas na educação. Palavras Chaves: Autobiografia, múltiplas deficiências, escola.
Abstract: This dissertation describes my personal and professional journey as a school support worker, highlighting a three-month period of work with an adolescent with multiple disabilities at a school in the municipality of Uberlândia (MG). The study explores the possibilities and challenges encountered during this period, emphasizing five personalized pedagogical activities developed specifically for the student. The research is grounded in the theoretical contributions of Paulo Freire, focusing on his reflections on humanization and affection in the educational process. A narrative methodology is employed, valuing subjectivity and the uniqueness of lived experiences. This study details my life story, the work with a student with multiple disabilities, the daily routine of a school support professional, the pedagogical practices employed, and the strategies specifically adopted for the student in this dissertation. Furthermore, it examines the perceived achievements, both in the student's development and in the enhancement of my professional practices. Through this account, the aim is to offer a reflection on the role of affection, personalization, and the responsibility of teaching individuals with specific educational needs, contributing to the discussion on inclusive and humanized educational practices. Keywords: Autobiography, multiple disabilities, school.
Palavras-chave: Autobiografia
Autobiography
Múltiplas Deficiências
Multiple disabilities
Escola
school
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Assunto: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: SILVA, Ana Karolina. Narrativas autobiográficas de humanização e afeto de uma profissional de apoio escolar. 2025. 59 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.170.
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.170
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45011
Data de defesa: 27-Fev-2025
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NarrativasAutobiográficasdeHumanização.pdfDissertação2.84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons