Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45011
ORCID:  http://orcid.org/0009-0004-8085-9356
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Narrativas autobiográficas de humanização e afeto de uma profissional de apoio escolar
Título (s) alternativo (s): Autobiographical narratives of humanization and affection by a school support professional
Autor: Silva, Ana Karolina
Primer orientador: Carvalho, Daniela Franco
Primer miembro de la banca: Oliveira, Caroline Barroncas de
Segundo miembro de la banca: Sales, Tiago Amaral
Resumen: Esta dissertação descreve minha trajetória pessoal e profissional como profissional de apoio escolar, destacando um recorte de três meses de trabalho com um adolescente que apresenta múltiplas deficiências em uma escola localizada no município de Uberlândia (MG). O estudo explora as possibilidades e os desafios enfrentados ao longo deste período, ressaltando cinco atividades pedagógicas personalizadas, desenvolvidas especificamente para o aluno. A pesquisa se fundamenta nos aportes teóricos de Paulo Freire, com ênfase em suas reflexões sobre a humanização e o afeto no processo educativo, utilizando uma metodologia narrativa que valoriza a subjetividade e a singularidade da experiência vivida. Este estudo detalha minha história de vida, o trabalho com um educando com múltiplas deficiências, a rotina de um profissional de apoio escolar, as práticas pedagógicas e as estratégias adotadas especificamente para o aluno dessa dissertação. Além disso, aborda as percepções sobre as conquistas alcançadas, tanto no desenvolvimento do aluno quanto no aprimoramento das minhas práticas profissionais. Por meio deste relato, busca-se oferecer uma reflexão sobre o papel do afeto, da personalização e da responsabilidade do ensino de pessoas com necessidades educacionais específicas, contribuindo para o debate sobre práticas inclusivas e humanizadas na educação. Palavras Chaves: Autobiografia, múltiplas deficiências, escola.
Abstract: This dissertation describes my personal and professional journey as a school support worker, highlighting a three-month period of work with an adolescent with multiple disabilities at a school in the municipality of Uberlândia (MG). The study explores the possibilities and challenges encountered during this period, emphasizing five personalized pedagogical activities developed specifically for the student. The research is grounded in the theoretical contributions of Paulo Freire, focusing on his reflections on humanization and affection in the educational process. A narrative methodology is employed, valuing subjectivity and the uniqueness of lived experiences. This study details my life story, the work with a student with multiple disabilities, the daily routine of a school support professional, the pedagogical practices employed, and the strategies specifically adopted for the student in this dissertation. Furthermore, it examines the perceived achievements, both in the student's development and in the enhancement of my professional practices. Through this account, the aim is to offer a reflection on the role of affection, personalization, and the responsibility of teaching individuals with specific educational needs, contributing to the discussion on inclusive and humanized educational practices. Keywords: Autobiography, multiple disabilities, school.
Palabras clave: Autobiografia
Autobiography
Múltiplas Deficiências
Multiple disabilities
Escola
school
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Tema: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: SILVA, Ana Karolina. Narrativas autobiográficas de humanização e afeto de uma profissional de apoio escolar. 2025. 59 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.170.
Identificador del documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.170
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45011
Fecha de defensa: 27-feb-2025
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
NarrativasAutobiográficasdeHumanização.pdfDissertação2.84 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons