Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44921
ORCID:  http://orcid.org/0009-0007-8804-7768
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Estudo exploratório e análise comparativa de ferramentas de inteligência artificial generativa para o ensino de computação
Autor(es): Silva, Joyce Emanuele Oliveira
Primeiro orientador: Sobreira, Victor
Primeiro membro da banca: Lopes, Carlos Roberto
Segundo membro da banca: Tuma, Carlos Cesar Mansur
Resumo: Este trabalho é um estudo exploratório sobre a aplicabilidade de ferramentas de inteligência artificial generativa no ensino de computação, com foco na análise de respostas a consultas específicas. Foram utilizadas três ferramentas de inteligência artificial generativa: ChatGPT, Gemini e Copilot. O estudo envolveu a definição e submissão de um conjunto de consultas as ferramentas, com temas típicos da computação, abrangendo conceitos básicos e mais complexos. Diferentes formatos de consulta e funcionalidades das ferramentas foram testados, como a variação no grau de contextualização das consultas e o uso de arquivos. As respostas foram avaliadas com base em sete critérios principais: desvio do assunto, corretude, complexidade, proximidade com a resposta esperada, profundidade, clareza e relevância. Os resultados destacam as melhores respostas de acordo com os tipos de testes realizados, os principais aspectos de cada ferramenta, bem como suas vantagens e limitações de uso. A conclusão aponta que essas ferramentas apresentam diferenças consideráveis de desempenho dependendo do tipo de cenário em que são aplicadas. Com base nisso, a escolha da melhor ferramenta depende do objetivo final desejado. Embora todas suportem a maioria dos recursos, há variação no nível de qualidade das respostas. Este estudo pode auxiliar no processo de escolha da ferramenta mais adequada para diferentes tipos de tarefas que o usuário busca realizar.
Palavras-chave: Inteligência Artificial Generativa, Ensino de Computação, ChatGPT, Gemini, Copilot.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Joyce Emanuele Oliveira. Estudo exploratório e análise comparativa de ferramentas de inteligência artificial generativa para o ensino de computação. 2024. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44921
Data de defesa: 22-Nov-2024
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstudoExploratórioAnálise.pdfTCC16.85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.