Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44921| ORCID: | http://orcid.org/0009-0007-8804-7768 |
| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Estudo exploratório e análise comparativa de ferramentas de inteligência artificial generativa para o ensino de computação |
| Autor: | Silva, Joyce Emanuele Oliveira |
| Primer orientador: | Sobreira, Victor |
| Primer miembro de la banca: | Lopes, Carlos Roberto |
| Segundo miembro de la banca: | Tuma, Carlos Cesar Mansur |
| Resumen: | Este trabalho é um estudo exploratório sobre a aplicabilidade de ferramentas de inteligência artificial generativa no ensino de computação, com foco na análise de respostas a consultas específicas. Foram utilizadas três ferramentas de inteligência artificial generativa: ChatGPT, Gemini e Copilot. O estudo envolveu a definição e submissão de um conjunto de consultas as ferramentas, com temas típicos da computação, abrangendo conceitos básicos e mais complexos. Diferentes formatos de consulta e funcionalidades das ferramentas foram testados, como a variação no grau de contextualização das consultas e o uso de arquivos. As respostas foram avaliadas com base em sete critérios principais: desvio do assunto, corretude, complexidade, proximidade com a resposta esperada, profundidade, clareza e relevância. Os resultados destacam as melhores respostas de acordo com os tipos de testes realizados, os principais aspectos de cada ferramenta, bem como suas vantagens e limitações de uso. A conclusão aponta que essas ferramentas apresentam diferenças consideráveis de desempenho dependendo do tipo de cenário em que são aplicadas. Com base nisso, a escolha da melhor ferramenta depende do objetivo final desejado. Embora todas suportem a maioria dos recursos, há variação no nível de qualidade das respostas. Este estudo pode auxiliar no processo de escolha da ferramenta mais adequada para diferentes tipos de tarefas que o usuário busca realizar. |
| Palabras clave: | Inteligência Artificial Generativa, Ensino de Computação, ChatGPT, Gemini, Copilot. |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | SILVA, Joyce Emanuele Oliveira. Estudo exploratório e análise comparativa de ferramentas de inteligência artificial generativa para o ensino de computação. 2024. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44921 |
| Fecha de defensa: | 22-nov-2024 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Ciência da Computação |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EstudoExploratórioAnálise.pdf | TCC | 16.85 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
