Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44921
ORCID: | ![]() |
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Estudo exploratório e análise comparativa de ferramentas de inteligência artificial generativa para o ensino de computação |
Author: | Silva, Joyce Emanuele Oliveira |
First Advisor: | Sobreira, Victor |
First member of the Committee: | Lopes, Carlos Roberto |
Second member of the Committee: | Tuma, Carlos Cesar Mansur |
Summary: | Este trabalho é um estudo exploratório sobre a aplicabilidade de ferramentas de inteligência artificial generativa no ensino de computação, com foco na análise de respostas a consultas específicas. Foram utilizadas três ferramentas de inteligência artificial generativa: ChatGPT, Gemini e Copilot. O estudo envolveu a definição e submissão de um conjunto de consultas as ferramentas, com temas típicos da computação, abrangendo conceitos básicos e mais complexos. Diferentes formatos de consulta e funcionalidades das ferramentas foram testados, como a variação no grau de contextualização das consultas e o uso de arquivos. As respostas foram avaliadas com base em sete critérios principais: desvio do assunto, corretude, complexidade, proximidade com a resposta esperada, profundidade, clareza e relevância. Os resultados destacam as melhores respostas de acordo com os tipos de testes realizados, os principais aspectos de cada ferramenta, bem como suas vantagens e limitações de uso. A conclusão aponta que essas ferramentas apresentam diferenças consideráveis de desempenho dependendo do tipo de cenário em que são aplicadas. Com base nisso, a escolha da melhor ferramenta depende do objetivo final desejado. Embora todas suportem a maioria dos recursos, há variação no nível de qualidade das respostas. Este estudo pode auxiliar no processo de escolha da ferramenta mais adequada para diferentes tipos de tarefas que o usuário busca realizar. |
Keywords: | Inteligência Artificial Generativa, Ensino de Computação, ChatGPT, Gemini, Copilot. |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | SILVA, Joyce Emanuele Oliveira. Estudo exploratório e análise comparativa de ferramentas de inteligência artificial generativa para o ensino de computação. 2024. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44921 |
Date of defense: | 22-Nov-2024 |
Appears in Collections: | TCC - Ciência da Computação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EstudoExploratórioAnálise.pdf | TCC | 16.85 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.