Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44921
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSilva, Joyce Emanuele Oliveira-
dc.date.accessioned2025-02-25T13:16:27Z-
dc.date.available2025-02-25T13:16:27Z-
dc.date.issued2024-11-22-
dc.identifier.citationSILVA, Joyce Emanuele Oliveira. Estudo exploratório e análise comparativa de ferramentas de inteligência artificial generativa para o ensino de computação. 2024. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44921-
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInteligência Artificial Generativa, Ensino de Computação, ChatGPT, Gemini, Copilot.pt_BR
dc.titleEstudo exploratório e análise comparativa de ferramentas de inteligência artificial generativa para o ensino de computaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Sobreira, Victor-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0700725894195047pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Carlos Roberto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6737493567462425pt_BR
dc.contributor.referee2Tuma, Carlos Cesar Mansur-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0916152883066962pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é um estudo exploratório sobre a aplicabilidade de ferramentas de inteligência artificial generativa no ensino de computação, com foco na análise de respostas a consultas específicas. Foram utilizadas três ferramentas de inteligência artificial generativa: ChatGPT, Gemini e Copilot. O estudo envolveu a definição e submissão de um conjunto de consultas as ferramentas, com temas típicos da computação, abrangendo conceitos básicos e mais complexos. Diferentes formatos de consulta e funcionalidades das ferramentas foram testados, como a variação no grau de contextualização das consultas e o uso de arquivos. As respostas foram avaliadas com base em sete critérios principais: desvio do assunto, corretude, complexidade, proximidade com a resposta esperada, profundidade, clareza e relevância. Os resultados destacam as melhores respostas de acordo com os tipos de testes realizados, os principais aspectos de cada ferramenta, bem como suas vantagens e limitações de uso. A conclusão aponta que essas ferramentas apresentam diferenças consideráveis de desempenho dependendo do tipo de cenário em que são aplicadas. Com base nisso, a escolha da melhor ferramenta depende do objetivo final desejado. Embora todas suportem a maioria dos recursos, há variação no nível de qualidade das respostas. Este estudo pode auxiliar no processo de escolha da ferramenta mais adequada para diferentes tipos de tarefas que o usuário busca realizar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiência da Computaçãopt_BR
dc.sizeorduration61pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.orcid.putcode178944507-
Aparece en las colecciones:TCC - Ciência da Computação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EstudoExploratórioAnálise.pdfTCC16.85 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.