Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44760
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Programas de formação inicial de professores: análise das produções científicas publicadas na revista química nova na escola
Título (s) alternativo (s): Initial teacher training programs: analysis of the scientific productions published in the química nova magazine in school
Autor: Dutra, Vanessa Vaz
Primer orientador: Souza, Paulo Vitor Teodoro de
Primer miembro de la banca: Santos, Welson Barbosa
Segundo miembro de la banca: Silva, Enilson Araújo da
Resumen: O objetivo deste estudo foi analisar as publicações sobre os programas de formação inicial de professores de Química, de 2018 a 2024, na revista Química Nova na Escola (QNEsc). A metodologia utilizada foi uma análise documental das publicações indexadas no referido periódico, focando nas seguintes categorias de formação docente: ‘Programa Residência Pedagógica’ (PRP), ‘Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência’ (Pibid) e ‘Outras ações’ (categoria 3), considerando a frequência de publicações e os principais temas abordados. Os resultados indicaram que as categorias ‘Pibid’ e ‘Outras ações’ foram as mais discutidas, com quatro publicações cada, abordando temas como o impacto no desenvolvimento profissional, colaboração e integração com currículos locais. Em contraste, o PRP contou com apenas uma publicação, voltada para a efetividade e os desafios do programa. A partir deste estudo, consideramos que, embora a formação inicial de professores de Química tenha sido investigada no campo do ensino de Química, há uma lacuna encontrada, especialmente em relação ao PRP, evidenciando a necessidade de mais estudos que explorem a fundo o impacto desses programas na formação docente e na prática educacional. Palavras-chave: Professores de Química. Formação inicial. Educação.
Abstract: The aim of this study was to analyze publications on initial teacher education programs for Chemistry teachers from 2018 to 2024 in the journal Química Nova na Escola (QNEsc). The methodology used was a documentary analysis of indexed publications in this journal, focusing on the following teacher education programs: Pedagogical Residency Program (PRP), Institutional Program of Teaching Initiation Scholarships (Pibid), and Others, considering the frequency of publications and the main topics addressed. The results indicated that Pibid and Others were the most discussed, with four publications each, addressing themes such as the impact on professional development, collaboration, and integration with local curricula. In contrast, the PRP had only one publication, focusing on the effectiveness and challenges of the program. Based on this study, we consider that although initial teacher education for Chemistry has received attention, there is a research gap, particularly concerning the PRP, highlighting the need for further studies that thoroughly explore the impact of these programs on teacher education and educational practice. Keywords: Chemistry teachers. Initial training. Education.
Palabras clave: Professores de Química
Formação inicial
Educação
Chemistry teachers
Initial training
Education
Área (s) del CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: DUTRA, Vanessa Vaz. Programas de formação inicial de professores: análise das produções científicas publicadas na revista química nova na escola. 2024. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44760
Fecha de defensa: 23-oct-2024
Aparece en las colecciones:TCC - Química (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ProgramasFormaçãoInicial.pdfTCC323.92 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.