Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44760
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorDutra, Vanessa Vaz-
dc.date.accessioned2025-02-07T14:24:03Z-
dc.date.available2025-02-07T14:24:03Z-
dc.date.issued2024-10-23-
dc.identifier.citationDUTRA, Vanessa Vaz. Programas de formação inicial de professores: análise das produções científicas publicadas na revista química nova na escola. 2024. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44760-
dc.description.abstractThe aim of this study was to analyze publications on initial teacher education programs for Chemistry teachers from 2018 to 2024 in the journal Química Nova na Escola (QNEsc). The methodology used was a documentary analysis of indexed publications in this journal, focusing on the following teacher education programs: Pedagogical Residency Program (PRP), Institutional Program of Teaching Initiation Scholarships (Pibid), and Others, considering the frequency of publications and the main topics addressed. The results indicated that Pibid and Others were the most discussed, with four publications each, addressing themes such as the impact on professional development, collaboration, and integration with local curricula. In contrast, the PRP had only one publication, focusing on the effectiveness and challenges of the program. Based on this study, we consider that although initial teacher education for Chemistry has received attention, there is a research gap, particularly concerning the PRP, highlighting the need for further studies that thoroughly explore the impact of these programs on teacher education and educational practice. Keywords: Chemistry teachers. Initial training. Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessores de Químicapt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectChemistry teacherspt_BR
dc.subjectInitial trainingpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleProgramas de formação inicial de professores: análise das produções científicas publicadas na revista química nova na escolapt_BR
dc.title.alternativeInitial teacher training programs: analysis of the scientific productions published in the química nova magazine in schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Paulo Vitor Teodoro de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9812092792083903pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Welson Barbosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8599430884006372pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Enilson Araújo da-
dc.contributor.referee2Lattes.pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi analisar as publicações sobre os programas de formação inicial de professores de Química, de 2018 a 2024, na revista Química Nova na Escola (QNEsc). A metodologia utilizada foi uma análise documental das publicações indexadas no referido periódico, focando nas seguintes categorias de formação docente: ‘Programa Residência Pedagógica’ (PRP), ‘Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência’ (Pibid) e ‘Outras ações’ (categoria 3), considerando a frequência de publicações e os principais temas abordados. Os resultados indicaram que as categorias ‘Pibid’ e ‘Outras ações’ foram as mais discutidas, com quatro publicações cada, abordando temas como o impacto no desenvolvimento profissional, colaboração e integração com currículos locais. Em contraste, o PRP contou com apenas uma publicação, voltada para a efetividade e os desafios do programa. A partir deste estudo, consideramos que, embora a formação inicial de professores de Química tenha sido investigada no campo do ensino de Química, há uma lacuna encontrada, especialmente em relação ao PRP, evidenciando a necessidade de mais estudos que explorem a fundo o impacto desses programas na formação docente e na prática educacional. Palavras-chave: Professores de Química. Formação inicial. Educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseQuímicapt_BR
dc.sizeorduration36pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Química (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ProgramasFormaçãoInicial.pdfTCC323.92 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.