Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44760
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Programas de formação inicial de professores: análise das produções científicas publicadas na revista química nova na escola
Título(s) alternativo(s): Initial teacher training programs: analysis of the scientific productions published in the química nova magazine in school
Autor(es): Dutra, Vanessa Vaz
Primeiro orientador: Souza, Paulo Vitor Teodoro de
Primeiro membro da banca: Santos, Welson Barbosa
Segundo membro da banca: Silva, Enilson Araújo da
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar as publicações sobre os programas de formação inicial de professores de Química, de 2018 a 2024, na revista Química Nova na Escola (QNEsc). A metodologia utilizada foi uma análise documental das publicações indexadas no referido periódico, focando nas seguintes categorias de formação docente: ‘Programa Residência Pedagógica’ (PRP), ‘Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência’ (Pibid) e ‘Outras ações’ (categoria 3), considerando a frequência de publicações e os principais temas abordados. Os resultados indicaram que as categorias ‘Pibid’ e ‘Outras ações’ foram as mais discutidas, com quatro publicações cada, abordando temas como o impacto no desenvolvimento profissional, colaboração e integração com currículos locais. Em contraste, o PRP contou com apenas uma publicação, voltada para a efetividade e os desafios do programa. A partir deste estudo, consideramos que, embora a formação inicial de professores de Química tenha sido investigada no campo do ensino de Química, há uma lacuna encontrada, especialmente em relação ao PRP, evidenciando a necessidade de mais estudos que explorem a fundo o impacto desses programas na formação docente e na prática educacional. Palavras-chave: Professores de Química. Formação inicial. Educação.
Abstract: The aim of this study was to analyze publications on initial teacher education programs for Chemistry teachers from 2018 to 2024 in the journal Química Nova na Escola (QNEsc). The methodology used was a documentary analysis of indexed publications in this journal, focusing on the following teacher education programs: Pedagogical Residency Program (PRP), Institutional Program of Teaching Initiation Scholarships (Pibid), and Others, considering the frequency of publications and the main topics addressed. The results indicated that Pibid and Others were the most discussed, with four publications each, addressing themes such as the impact on professional development, collaboration, and integration with local curricula. In contrast, the PRP had only one publication, focusing on the effectiveness and challenges of the program. Based on this study, we consider that although initial teacher education for Chemistry has received attention, there is a research gap, particularly concerning the PRP, highlighting the need for further studies that thoroughly explore the impact of these programs on teacher education and educational practice. Keywords: Chemistry teachers. Initial training. Education.
Palavras-chave: Professores de Química
Formação inicial
Educação
Chemistry teachers
Initial training
Education
Área(s) do CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: DUTRA, Vanessa Vaz. Programas de formação inicial de professores: análise das produções científicas publicadas na revista química nova na escola. 2024. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44760
Data de defesa: 23-Out-2024
Aparece nas coleções:TCC - Química (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ProgramasFormaçãoInicial.pdfTCC323.92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.