Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44760
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Programas de formação inicial de professores: análise das produções científicas publicadas na revista química nova na escola
Alternate title (s): Initial teacher training programs: analysis of the scientific productions published in the química nova magazine in school
Author: Dutra, Vanessa Vaz
First Advisor: Souza, Paulo Vitor Teodoro de
First member of the Committee: Santos, Welson Barbosa
Second member of the Committee: Silva, Enilson Araújo da
Summary: O objetivo deste estudo foi analisar as publicações sobre os programas de formação inicial de professores de Química, de 2018 a 2024, na revista Química Nova na Escola (QNEsc). A metodologia utilizada foi uma análise documental das publicações indexadas no referido periódico, focando nas seguintes categorias de formação docente: ‘Programa Residência Pedagógica’ (PRP), ‘Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência’ (Pibid) e ‘Outras ações’ (categoria 3), considerando a frequência de publicações e os principais temas abordados. Os resultados indicaram que as categorias ‘Pibid’ e ‘Outras ações’ foram as mais discutidas, com quatro publicações cada, abordando temas como o impacto no desenvolvimento profissional, colaboração e integração com currículos locais. Em contraste, o PRP contou com apenas uma publicação, voltada para a efetividade e os desafios do programa. A partir deste estudo, consideramos que, embora a formação inicial de professores de Química tenha sido investigada no campo do ensino de Química, há uma lacuna encontrada, especialmente em relação ao PRP, evidenciando a necessidade de mais estudos que explorem a fundo o impacto desses programas na formação docente e na prática educacional. Palavras-chave: Professores de Química. Formação inicial. Educação.
Abstract: The aim of this study was to analyze publications on initial teacher education programs for Chemistry teachers from 2018 to 2024 in the journal Química Nova na Escola (QNEsc). The methodology used was a documentary analysis of indexed publications in this journal, focusing on the following teacher education programs: Pedagogical Residency Program (PRP), Institutional Program of Teaching Initiation Scholarships (Pibid), and Others, considering the frequency of publications and the main topics addressed. The results indicated that Pibid and Others were the most discussed, with four publications each, addressing themes such as the impact on professional development, collaboration, and integration with local curricula. In contrast, the PRP had only one publication, focusing on the effectiveness and challenges of the program. Based on this study, we consider that although initial teacher education for Chemistry has received attention, there is a research gap, particularly concerning the PRP, highlighting the need for further studies that thoroughly explore the impact of these programs on teacher education and educational practice. Keywords: Chemistry teachers. Initial training. Education.
Keywords: Professores de Química
Formação inicial
Educação
Chemistry teachers
Initial training
Education
Area (s) of CNPq: CNPQ::OUTROS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: DUTRA, Vanessa Vaz. Programas de formação inicial de professores: análise das produções científicas publicadas na revista química nova na escola. 2024. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44760
Date of defense: 23-Oct-2024
Appears in Collections:TCC - Química (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ProgramasFormaçãoInicial.pdfTCC323.92 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.