Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44754
ORCID:  http://orcid.org/0009-0007-0512-6971
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O processo de internacionalização de empresas brasileiras em países emergentes: uma análise do mercado chinês (2009 - 2023)
Autor(es): Rocha, Evillin Fernanda Gonçalves
Primeiro orientador: Tchinhama, Laurindo Paulo Ribeiro
Primeiro membro da banca: Fernandes, Jessica Silva
Segundo membro da banca: Santos, Julio Fernando Costa
Resumo: O presente artigo busca analisar o processo de internacionalização de empresas brasileiras no mercado chinês entre 2009 e 2023. Focando nas vantagens e implicações desse processo, o estudo busca investigar como a expansão para esse mercado pode proporcionar acesso a novos mercados consumidores em rápido crescimento, diversificação de operações, produtos e redução de riscos econômicos locais. A pesquisa utiliza abordagens teóricas e análises de dados quantitativos para examinar as estratégias de internacionalização adotadas pelas empresas brasileiras e os benefícios obtidos. A análise considera fatores econômicos, políticos e culturais, contribuindo para a compreensão das dinâmicas da internacionalização e da cooperação Sul-Sul (CSS) no mercado chinês. A hipótese subjacente a este estudo é que a internacionalização de empresas brasileiras no mercado chinês pode oferecer vantagens significativas porque proporcionam acesso a mercados consumidores em rápida expansão, possibilitando a exploração de novas oportunidades de crescimento e aumento de suas bases de clientes.
Abstract: The present article aims to analyze the internationalization process of Brazilian companies in the Chinese market between 2009 and 2023. Focusing on the advantages and implications of this process, the study seeks to investigate how expansion into these markets can provide access to rapidly growing consumer markets, diversification of operations and products, and reduction of local economic risks. The research employs theoretical approaches and quantitative data analysis to examine the internationalization strategies adopted by Brazilian companies and the benefits gained. The analysis considers economic, political, and cultural factors, contributing to the understanding of internationalization dynamics and South-South Cooperation (SSC) in the context of the BRICS. The underlying hypothesis of this study is that the internationalization of Brazilian companies in emerging BRICS markets can offer significant advantages by providing access to rapidly expanding consumer markets, enabling the exploration of new growth opportunities, and increasing their customer base.
Palavras-chave: Internacionalização
Empresas Brasileiras
BRICS
Mercados Emergentes
China
Cooperação Sul-Sul
Internationalization
Brazilian Companies
Emerging Markets
South-South Cooperation
Área(s) do CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ROCHA, Evillin Fernanda Gonçalves. O processo de internacionalização de empresas brasileiras em países emergentes: uma análise do mercado chinês (2009 - 2023). 2024. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44754
Data de defesa: 14-Nov-2024
Aparece nas coleções:TCC - Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ProcessoInternacionalizaçaoEmpresas.pdfTCC495.02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.