Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44754
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorRocha, Evillin Fernanda Gonçalves-
dc.date.accessioned2025-02-06T17:59:37Z-
dc.date.available2025-02-06T17:59:37Z-
dc.date.issued2024-11-14-
dc.identifier.citationROCHA, Evillin Fernanda Gonçalves. O processo de internacionalização de empresas brasileiras em países emergentes: uma análise do mercado chinês (2009 - 2023). 2024. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44754-
dc.description.abstractThe present article aims to analyze the internationalization process of Brazilian companies in the Chinese market between 2009 and 2023. Focusing on the advantages and implications of this process, the study seeks to investigate how expansion into these markets can provide access to rapidly growing consumer markets, diversification of operations and products, and reduction of local economic risks. The research employs theoretical approaches and quantitative data analysis to examine the internationalization strategies adopted by Brazilian companies and the benefits gained. The analysis considers economic, political, and cultural factors, contributing to the understanding of internationalization dynamics and South-South Cooperation (SSC) in the context of the BRICS. The underlying hypothesis of this study is that the internationalization of Brazilian companies in emerging BRICS markets can offer significant advantages by providing access to rapidly expanding consumer markets, enabling the exploration of new growth opportunities, and increasing their customer base.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInternacionalizaçãopt_BR
dc.subjectEmpresas Brasileiraspt_BR
dc.subjectBRICSpt_BR
dc.subjectMercados Emergentespt_BR
dc.subjectChinapt_BR
dc.subjectCooperação Sul-Sulpt_BR
dc.subjectInternationalizationpt_BR
dc.subjectBrazilian Companiespt_BR
dc.subjectEmerging Marketspt_BR
dc.subjectSouth-South Cooperationpt_BR
dc.titleO processo de internacionalização de empresas brasileiras em países emergentes: uma análise do mercado chinês (2009 - 2023)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Tchinhama, Laurindo Paulo Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5273924799407538pt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, Jessica Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1297352482950429pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Julio Fernando Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2980036542780514pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo busca analisar o processo de internacionalização de empresas brasileiras no mercado chinês entre 2009 e 2023. Focando nas vantagens e implicações desse processo, o estudo busca investigar como a expansão para esse mercado pode proporcionar acesso a novos mercados consumidores em rápido crescimento, diversificação de operações, produtos e redução de riscos econômicos locais. A pesquisa utiliza abordagens teóricas e análises de dados quantitativos para examinar as estratégias de internacionalização adotadas pelas empresas brasileiras e os benefícios obtidos. A análise considera fatores econômicos, políticos e culturais, contribuindo para a compreensão das dinâmicas da internacionalização e da cooperação Sul-Sul (CSS) no mercado chinês. A hipótese subjacente a este estudo é que a internacionalização de empresas brasileiras no mercado chinês pode oferecer vantagens significativas porque proporcionam acesso a mercados consumidores em rápida expansão, possibilitando a exploração de novas oportunidades de crescimento e aumento de suas bases de clientes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseRelações Internacionaispt_BR
dc.sizeorduration34pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAISpt_BR
dc.orcid.putcode177546816-
Aparece en las colecciones:TCC - Relações Internacionais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ProcessoInternacionalizaçaoEmpresas.pdfTCC495.02 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.