Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44609
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Concepções de cultura na educação bilíngue: uma investigação dos discursos de professores de inglês
Título(s) alternativo(s): Conceptions of culture in bilingual education: an investigation of english teachers' discourses
Autor(es): Silva, Rafaela Cristina de Souza
Primeiro orientador: Tagata, William Mineo
Primeiro membro da banca: Córdula, Maíra Sueco Maegava
Segundo membro da banca: Ifa, Sérgio
Resumo: A pesquisa investigou as concepções de cultura nos discursos de professores de inglês na educação bilíngue, em um contexto de crescente demanda por ensino de língua inglesa no Brasil, impulsionada pela globalização e questões socioeconômicas. Diante do aumento de escolas bilíngues, a necessidade de compreensão crítica da cultura no ensino se torna evidente. O objetivo geral desse estudo foi investigar as concepções de cultura subjacentes aos discursos de professores de inglês na educação bilíngue, e a relação com sua práxis. A metodologia adotada foi um estudo de caso relacional-exploratório, utilizando questionários e entrevistas com professores de diversas regiões do país, e a análise de dados foi realizada com base na Análise de Conteúdo de Bardin (1977). Os resultados indicaram que os participantes percebem a cultura como fixa e homogênea, o que limita a compreensão da diversidade cultural. Em contraponto, foram discutidos conceitos de cultura e língua não-hegemônicos, com ênfase na heterogeneidade e dinâmica cultural, fundamentados em autores como Canagarajah (2013), García e Wei (2014), Said (2011), Kramsch (1998; 2017) e Kubota (2001; 2004; 2020). A pesquisa também abordou as relações de poder presentes nas interações culturais e linguísticas, propondo uma visão de educação linguística crítica do ensino de línguas. Essa criticidade é sustentada pelas reflexões de Menezes de Souza (2011; 2019), Freire (1983) e Pennycook (1998; 2021). Assim, o estudo visou contribuir para a formação de professores e práticas pedagógicas que reconheçam e valorizem a complexidade cultural na educação bilíngue.
Abstract: The research investigated the concept of culture in the discourses of English teachers in bilingual education, within a context of increasing demand for English language teaching in Brazil, driven by globalization and socioeconomic issues. Given the rise of bilingual schools, the need for a critical understanding of culture in education becomes evident. The overall objective of this study was to investigate the underlying conceptions of culture in the discourses of English teachers in bilingual education and their relation to their praxis. The methodology adopted was a relational-exploratory case study, utilizing questionnaires and interviews with teachers from various regions of the country, and data analysis was based on Bardin's Content Analysis (1977). The results indicated that participants perceive culture as fixed and homogeneous, which limits the understanding of cultural diversity. In contrast, concepts of non-hegemonic culture and language were discussed, emphasizing cultural heterogeneity and dynamism, grounded in authors such as Canagarajah (2013), García and Wei (2014), Said (2011), Kramsch (1998; 2017), and Kubota (2001; 2004; 2020). The research also addressed the power relations present in cultural and linguistic interactions, proposing a critical view of language education. This criticality is supported by the reflections of Menezes de Souza (2011; 2019), Freire (1983), and Pennycook (1998; 2021). Thus, the study aimed to contribute to the training of teachers and pedagogical practices that recognize and value cultural complexity in bilingual education.
Palavras-chave: educação bilíngue
bilingual education
cultura
culture
educação linguística
language education
ensino de língua inglesa
English language teaching
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos
Referência: SILVA, Rafaela Cristina de Souza. Concepções de cultura na educação bilíngue: uma investigação dos discursos de professores de inglês. 2024. 88 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5228 .
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5228
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44609
Data de defesa: 21-Out-2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ConcepcoesCulturaEducacao (1).pdf594.96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons