Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44609
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Rafaela Cristina de Souza-
dc.date.accessioned2025-01-21T17:32:45Z-
dc.date.available2025-01-21T17:32:45Z-
dc.date.issued2024-10-21-
dc.identifier.citationSILVA, Rafaela Cristina de Souza. Concepções de cultura na educação bilíngue: uma investigação dos discursos de professores de inglês. 2024. 88 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5228 .pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44609-
dc.description.abstractThe research investigated the concept of culture in the discourses of English teachers in bilingual education, within a context of increasing demand for English language teaching in Brazil, driven by globalization and socioeconomic issues. Given the rise of bilingual schools, the need for a critical understanding of culture in education becomes evident. The overall objective of this study was to investigate the underlying conceptions of culture in the discourses of English teachers in bilingual education and their relation to their praxis. The methodology adopted was a relational-exploratory case study, utilizing questionnaires and interviews with teachers from various regions of the country, and data analysis was based on Bardin's Content Analysis (1977). The results indicated that participants perceive culture as fixed and homogeneous, which limits the understanding of cultural diversity. In contrast, concepts of non-hegemonic culture and language were discussed, emphasizing cultural heterogeneity and dynamism, grounded in authors such as Canagarajah (2013), García and Wei (2014), Said (2011), Kramsch (1998; 2017), and Kubota (2001; 2004; 2020). The research also addressed the power relations present in cultural and linguistic interactions, proposing a critical view of language education. This criticality is supported by the reflections of Menezes de Souza (2011; 2019), Freire (1983), and Pennycook (1998; 2021). Thus, the study aimed to contribute to the training of teachers and pedagogical practices that recognize and value cultural complexity in bilingual education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjecteducação bilínguept_BR
dc.subjectbilingual educationpt_BR
dc.subjectculturapt_BR
dc.subjectculturept_BR
dc.subjecteducação linguísticapt_BR
dc.subjectlanguage educationpt_BR
dc.subjectensino de língua inglesapt_BR
dc.subjectEnglish language teachingpt_BR
dc.titleConcepções de cultura na educação bilíngue: uma investigação dos discursos de professores de inglêspt_BR
dc.title.alternativeConceptions of culture in bilingual education: an investigation of english teachers' discoursespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Tagata, William Mineo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2561765490886281pt_BR
dc.contributor.referee1Córdula, Maíra Sueco Maegava-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1557592425715282pt_BR
dc.contributor.referee2Ifa, Sérgio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5731503098918984pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0288268851085416pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa investigou as concepções de cultura nos discursos de professores de inglês na educação bilíngue, em um contexto de crescente demanda por ensino de língua inglesa no Brasil, impulsionada pela globalização e questões socioeconômicas. Diante do aumento de escolas bilíngues, a necessidade de compreensão crítica da cultura no ensino se torna evidente. O objetivo geral desse estudo foi investigar as concepções de cultura subjacentes aos discursos de professores de inglês na educação bilíngue, e a relação com sua práxis. A metodologia adotada foi um estudo de caso relacional-exploratório, utilizando questionários e entrevistas com professores de diversas regiões do país, e a análise de dados foi realizada com base na Análise de Conteúdo de Bardin (1977). Os resultados indicaram que os participantes percebem a cultura como fixa e homogênea, o que limita a compreensão da diversidade cultural. Em contraponto, foram discutidos conceitos de cultura e língua não-hegemônicos, com ênfase na heterogeneidade e dinâmica cultural, fundamentados em autores como Canagarajah (2013), García e Wei (2014), Said (2011), Kramsch (1998; 2017) e Kubota (2001; 2004; 2020). A pesquisa também abordou as relações de poder presentes nas interações culturais e linguísticas, propondo uma visão de educação linguística crítica do ensino de línguas. Essa criticidade é sustentada pelas reflexões de Menezes de Souza (2011; 2019), Freire (1983) e Pennycook (1998; 2021). Assim, o estudo visou contribuir para a formação de professores e práticas pedagógicas que reconheçam e valorizem a complexidade cultural na educação bilíngue.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.sizeorduration88pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5228pt_BR
dc.crossref.doibatchida2f61c94-a0ff-42ed-878c-fa59e43ba358-
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConcepcoesCulturaEducacao (1).pdf594.96 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons