Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44453
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Crianças com TEA no Contexto Escolar: Desafios Atuais e Possibilidades de Transformação
Autor(es): Mendes, Leticia Barbosa
Primeiro orientador: Araujo, Cláudia Cunha
Primeiro membro da banca: Àvila, Ana Paula Gomide
Segundo membro da banca: Silva, Fernando Paula
Resumo: Este estudo aborda o papel da psicologia escolar no apoio a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto educacional. A pesquisa foca nos desafios e nas possíveis transformações em escolas públicas no Brasil em relação à inclusão de crianças autistas. Por meio de uma revisão integrativa da literatura, o trabalho destaca as estratégias essenciais e adaptações necessárias para promover uma colaboração eficaz entre escolas e famílias. Também examina como intervenções individualizadas e a comunicação entre os envolvidos podem melhorar os resultados educacionais e o bem-estar geral de crianças com TEA.
Abstract: This study addresses the role of school psychology in supporting children with Autism Spectrum Disorder (ASD) within the educational context. The research focuses on the challenges and potential transformations in public schools in Brazil regarding the inclusion of autistic children. Through an integrative literature review, this work highlights the essential strategies and adaptations required to foster effective collaboration between schools and families. It also examines how individualized interventions and communication between stakeholders can improve educational outcomes and overall well-being for children with ASD.
Palavras-chave: Psicologia Escolar. Família. Escola. Autismo.
School Psychology. Family. School. Autism.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: Mendes, Leticia Barbosa. Crianças com TEA no Contexto Escolar: Desafios Atuais e Possibilidades de Transformação. 2024. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44453
Data de defesa: 21-Nov-2024
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Letícia Barbosa Mendes - oficial (1).docx.pdfTrabalho de conclusão de curso - Leticia Barbosa Mendes482.65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.