Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44453| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Crianças com TEA no Contexto Escolar: Desafios Atuais e Possibilidades de Transformação |
| Autor: | Mendes, Leticia Barbosa |
| Primer orientador: | Araujo, Cláudia Cunha |
| Primer miembro de la banca: | Àvila, Ana Paula Gomide |
| Segundo miembro de la banca: | Silva, Fernando Paula |
| Resumen: | Este estudo aborda o papel da psicologia escolar no apoio a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto educacional. A pesquisa foca nos desafios e nas possíveis transformações em escolas públicas no Brasil em relação à inclusão de crianças autistas. Por meio de uma revisão integrativa da literatura, o trabalho destaca as estratégias essenciais e adaptações necessárias para promover uma colaboração eficaz entre escolas e famílias. Também examina como intervenções individualizadas e a comunicação entre os envolvidos podem melhorar os resultados educacionais e o bem-estar geral de crianças com TEA. |
| Abstract: | This study addresses the role of school psychology in supporting children with Autism Spectrum Disorder (ASD) within the educational context. The research focuses on the challenges and potential transformations in public schools in Brazil regarding the inclusion of autistic children. Through an integrative literature review, this work highlights the essential strategies and adaptations required to foster effective collaboration between schools and families. It also examines how individualized interventions and communication between stakeholders can improve educational outcomes and overall well-being for children with ASD. |
| Palabras clave: | Psicologia Escolar. Família. Escola. Autismo. School Psychology. Family. School. Autism. |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | Mendes, Leticia Barbosa. Crianças com TEA no Contexto Escolar: Desafios Atuais e Possibilidades de Transformação. 2024. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44453 |
| Fecha de defensa: | 21-nov-2024 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Psicologia |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC - Letícia Barbosa Mendes - oficial (1).docx.pdf | Trabalho de conclusão de curso - Leticia Barbosa Mendes | 482.65 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
