Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44377
ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-0938-1125
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Interseções entre literatura infanto-juvenil e geografia: abordagens pedagógicas a partir do livro “Além da chuva”
Título(s) alternativo(s): Intersections between children's and young adult literature and geography: pedagogical approaches based on the book "Beyond the Rain"
Autor(es): Souza, Júlia Cardoso de
Primeiro orientador: Gonçalves, Amanda Regina
Primeiro membro da banca: Juliasz, Paula Cristiane Strina
Segundo membro da banca: Souza, Alex Cristiano de
Resumo: Este trabalho examina a interseção entre literatura e geografia no contexto educacional, destacando o uso de narrativas literárias como ferramenta didática para a formação de conceitos geográficos no Ensino Fundamental. A partir da análise do livro Além da Chuva, de Michel Gorski, discute-se como a literatura pode auxiliar a mediação e a compreensão de temas como o uso e ocupação do solo, as dinâmicas das paisagens urbanas e a sustentabilidade. O estudo enfatiza a importância de selecionar obras literárias que dialoguem com o espaço vivido dos alunos, promovendo uma aprendizagem significativa e contextualizada. Além disso, são apresentadas estratégias pedagógicas que incentivam a reflexão crítica e a criatividade, essenciais para a formação de leitores e cidadãos conscientes das dinâmicas sociais e ambientais dos espaços onde vivem.
Abstract: This paper examines the intersection between literature and geography in an educational context, highlighting the use of literary narratives as teaching tools for developing geographic concepts in high schools. It discusses how literature can mediate and understanding themes such as land use, urban landscape dynamics, and sustainability through the analysis of the book Beyond the Rain (Além da Chuva) by Michel Gorski. The study emphasizes the importance of selecting literary works that resonate with students' lived spaces promoting meaningful and contextualized learning. Additionally, this paper presents pedagogical strategies that encourage critical thinking and creativity, both essential for forming readers and citizens aware of the social and environmental dynamics of the spaces where they live.
Palavras-chave: Literatura infanto-juvenil
Ensino de Geografia
Sustentabilidade
Cidade
Ensino fundamental
Children's literature
Geography Education
Sustainability
City
Elementary education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SOUZA, Júlia Cardoso de. Interseções entre literatura infanto-juvenil e geografia: abordagens pedagógicas a partir do livro "Além da chuva". 2024. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44377
Data de defesa: 1-Nov-2024
Aparece nas coleções:TCC - Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
InterseçõesLiteraturaInfantojuvenil.pdfDissertação1.52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons