Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44377
ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-0938-1125
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Interseções entre literatura infanto-juvenil e geografia: abordagens pedagógicas a partir do livro “Além da chuva”
Alternate title (s): Intersections between children's and young adult literature and geography: pedagogical approaches based on the book "Beyond the Rain"
Author: Souza, Júlia Cardoso de
First Advisor: Gonçalves, Amanda Regina
First member of the Committee: Juliasz, Paula Cristiane Strina
Second member of the Committee: Souza, Alex Cristiano de
Summary: Este trabalho examina a interseção entre literatura e geografia no contexto educacional, destacando o uso de narrativas literárias como ferramenta didática para a formação de conceitos geográficos no Ensino Fundamental. A partir da análise do livro Além da Chuva, de Michel Gorski, discute-se como a literatura pode auxiliar a mediação e a compreensão de temas como o uso e ocupação do solo, as dinâmicas das paisagens urbanas e a sustentabilidade. O estudo enfatiza a importância de selecionar obras literárias que dialoguem com o espaço vivido dos alunos, promovendo uma aprendizagem significativa e contextualizada. Além disso, são apresentadas estratégias pedagógicas que incentivam a reflexão crítica e a criatividade, essenciais para a formação de leitores e cidadãos conscientes das dinâmicas sociais e ambientais dos espaços onde vivem.
Abstract: This paper examines the intersection between literature and geography in an educational context, highlighting the use of literary narratives as teaching tools for developing geographic concepts in high schools. It discusses how literature can mediate and understanding themes such as land use, urban landscape dynamics, and sustainability through the analysis of the book Beyond the Rain (Além da Chuva) by Michel Gorski. The study emphasizes the importance of selecting literary works that resonate with students' lived spaces promoting meaningful and contextualized learning. Additionally, this paper presents pedagogical strategies that encourage critical thinking and creativity, both essential for forming readers and citizens aware of the social and environmental dynamics of the spaces where they live.
Keywords: Literatura infanto-juvenil
Ensino de Geografia
Sustentabilidade
Cidade
Ensino fundamental
Children's literature
Geography Education
Sustainability
City
Elementary education
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SOUZA, Júlia Cardoso de. Interseções entre literatura infanto-juvenil e geografia: abordagens pedagógicas a partir do livro "Além da chuva". 2024. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44377
Date of defense: 1-Nov-2024
Appears in Collections:TCC - Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
InterseçõesLiteraturaInfantojuvenil.pdfDissertação1.52 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons