Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44377
ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-0938-1125
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Interseções entre literatura infanto-juvenil e geografia: abordagens pedagógicas a partir do livro “Além da chuva”
Título (s) alternativo (s): Intersections between children's and young adult literature and geography: pedagogical approaches based on the book "Beyond the Rain"
Autor: Souza, Júlia Cardoso de
Primer orientador: Gonçalves, Amanda Regina
Primer miembro de la banca: Juliasz, Paula Cristiane Strina
Segundo miembro de la banca: Souza, Alex Cristiano de
Resumen: Este trabalho examina a interseção entre literatura e geografia no contexto educacional, destacando o uso de narrativas literárias como ferramenta didática para a formação de conceitos geográficos no Ensino Fundamental. A partir da análise do livro Além da Chuva, de Michel Gorski, discute-se como a literatura pode auxiliar a mediação e a compreensão de temas como o uso e ocupação do solo, as dinâmicas das paisagens urbanas e a sustentabilidade. O estudo enfatiza a importância de selecionar obras literárias que dialoguem com o espaço vivido dos alunos, promovendo uma aprendizagem significativa e contextualizada. Além disso, são apresentadas estratégias pedagógicas que incentivam a reflexão crítica e a criatividade, essenciais para a formação de leitores e cidadãos conscientes das dinâmicas sociais e ambientais dos espaços onde vivem.
Abstract: This paper examines the intersection between literature and geography in an educational context, highlighting the use of literary narratives as teaching tools for developing geographic concepts in high schools. It discusses how literature can mediate and understanding themes such as land use, urban landscape dynamics, and sustainability through the analysis of the book Beyond the Rain (Além da Chuva) by Michel Gorski. The study emphasizes the importance of selecting literary works that resonate with students' lived spaces promoting meaningful and contextualized learning. Additionally, this paper presents pedagogical strategies that encourage critical thinking and creativity, both essential for forming readers and citizens aware of the social and environmental dynamics of the spaces where they live.
Palabras clave: Literatura infanto-juvenil
Ensino de Geografia
Sustentabilidade
Cidade
Ensino fundamental
Children's literature
Geography Education
Sustainability
City
Elementary education
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SOUZA, Júlia Cardoso de. Interseções entre literatura infanto-juvenil e geografia: abordagens pedagógicas a partir do livro "Além da chuva". 2024. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/44377
Fecha de defensa: 1-nov-2024
Aparece en las colecciones:TCC - Geografia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
InterseçõesLiteraturaInfantojuvenil.pdfDissertação1.52 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons