Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43821
ORCID:  http://orcid.org/0009-0007-4557-4170
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: O maternar e a formação de professores/as de Química
Author: Ferreira, Ciliana Aparecida Balduino
First Advisor: Rigue, Fernanda Monteiro
First member of the Committee: Peçanha, Natália Batista
Second member of the Committee: Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto
Summary: Esta monografia tem como propósito criar estórias (Haraway, 2023) que explorem a intersecção entre maternidade e formação inicial docente, contribuindo para as discussões contemporâneas sobre equidade de gênero no ensino superior. De abordagem qualitativa, o estudo fabula especulativamente, em um exercício de escrevivência (Evaristo, 2020), o impacto da maternidade na jornada acadêmica de estudantes vinculados/as ao curso de Licenciatura em Química, e como essas mulheres elaboram modos de habitar o território acadêmico. As estórias exploram diferentes situações e desafios enfrentados por mulheres-mães no ambiente acadêmico, que tensionam os variados aspectos de suas experiências: 4.1: A descoberta da gravidez e a evasão escolar; 4.2: Evadi: e agora?; 4.3: A rede de apoio; 4.4: Entre desistências e matrículas; 4.5: O suporte na Universidade; 4.6: Vivências na Universidade como mãe; 4.7: Tempo fora da escola e comprometimento como mãe; 4.8: Mulheres mães e determinação acadêmica; 4.9: O maternar e suas tonalidades. A maternidade é uma experiência que traz mudanças e desafios, principalmente quando aliada à busca por formação superior, trabalho remunerado e afazeres domésticos, resultando na conhecida jornada tripla. Esse cenário, atrelado a suma sociedade patriarcal, impacta de forma significativa as mulheres-mães que optam por prosseguir seus estudos enquanto cuidam dos filhos/as e mantêm suas obrigações profissionais e/ou domésticas. Emerge do estudo a urgência de atentar para a experiência de mulheres-mães na formação docente, com vistas a superar os múltiplos obstáculos enfrentados e elaborar estratégias para superá-los. Ademais, o estudo sinaliza a importância de políticas públicas educacionais destinadas às mulheres que são mães, a necessidade de construir e consolidar uma rede de apoio forte e a importância de ambientes acadêmicos mais equânimes e justos, calcados na potência da coletividade. Por fim, o estudo sugere a implementação de ações institucionais e coletivas que respeitem, valorizem e apoiem a maternidade, buscando um ambiente acadêmico mais acolhedor, possibilitando que todas as mulheres alcancem seu pleno potencial.
Keywords: Maternar
Estórias
Patriarcado
Formação de professores/as de Química
Maternidad
Historias
Patriarcado
Formación de profesores de Química
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: FERREIRA, Ciliana Aparecida Balduino. O maternar e a formação de professora/es de Química. 2024. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43821
Date of defense: 31-Oct-2024
Appears in Collections:TCC - Química (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MaternarFormaçãoProfessores.pdfTCC1.59 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons