Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43821
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFerreira, Ciliana Aparecida Balduino-
dc.date.accessioned2024-11-11T13:22:18Z-
dc.date.available2024-11-11T13:22:18Z-
dc.date.issued2024-10-31-
dc.identifier.citationFERREIRA, Ciliana Aparecida Balduino. O maternar e a formação de professora/es de Química. 2024. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43821-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectMaternarpt_BR
dc.subjectEstóriaspt_BR
dc.subjectPatriarcadopt_BR
dc.subjectFormação de professores/as de Químicapt_BR
dc.subjectMaternidadpt_BR
dc.subjectHistoriaspt_BR
dc.subjectPatriarcadopt_BR
dc.subjectFormación de profesores de Químicapt_BR
dc.titleO maternar e a formação de professores/as de Químicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rigue, Fernanda Monteiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1520364228695308pt_BR
dc.contributor.referee1Peçanha, Natália Batista-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4873086559634718pt_BR
dc.contributor.referee2Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0767845397014319pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6415046568405079pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia tem como propósito criar estórias (Haraway, 2023) que explorem a intersecção entre maternidade e formação inicial docente, contribuindo para as discussões contemporâneas sobre equidade de gênero no ensino superior. De abordagem qualitativa, o estudo fabula especulativamente, em um exercício de escrevivência (Evaristo, 2020), o impacto da maternidade na jornada acadêmica de estudantes vinculados/as ao curso de Licenciatura em Química, e como essas mulheres elaboram modos de habitar o território acadêmico. As estórias exploram diferentes situações e desafios enfrentados por mulheres-mães no ambiente acadêmico, que tensionam os variados aspectos de suas experiências: 4.1: A descoberta da gravidez e a evasão escolar; 4.2: Evadi: e agora?; 4.3: A rede de apoio; 4.4: Entre desistências e matrículas; 4.5: O suporte na Universidade; 4.6: Vivências na Universidade como mãe; 4.7: Tempo fora da escola e comprometimento como mãe; 4.8: Mulheres mães e determinação acadêmica; 4.9: O maternar e suas tonalidades. A maternidade é uma experiência que traz mudanças e desafios, principalmente quando aliada à busca por formação superior, trabalho remunerado e afazeres domésticos, resultando na conhecida jornada tripla. Esse cenário, atrelado a suma sociedade patriarcal, impacta de forma significativa as mulheres-mães que optam por prosseguir seus estudos enquanto cuidam dos filhos/as e mantêm suas obrigações profissionais e/ou domésticas. Emerge do estudo a urgência de atentar para a experiência de mulheres-mães na formação docente, com vistas a superar os múltiplos obstáculos enfrentados e elaborar estratégias para superá-los. Ademais, o estudo sinaliza a importância de políticas públicas educacionais destinadas às mulheres que são mães, a necessidade de construir e consolidar uma rede de apoio forte e a importância de ambientes acadêmicos mais equânimes e justos, calcados na potência da coletividade. Por fim, o estudo sugere a implementação de ações institucionais e coletivas que respeitem, valorizem e apoiem a maternidade, buscando um ambiente acadêmico mais acolhedor, possibilitando que todas as mulheres alcancem seu pleno potencial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseQuímicapt_BR
dc.sizeorduration60pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.orcid.putcode171485662-
Appears in Collections:TCC - Química (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MaternarFormaçãoProfessores.pdfTCC1.59 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons