Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43821
ORCID: | http://orcid.org/0009-0007-4557-4170 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | O maternar e a formação de professores/as de Química |
Autor(es): | Ferreira, Ciliana Aparecida Balduino |
Primeiro orientador: | Rigue, Fernanda Monteiro |
Primeiro membro da banca: | Peçanha, Natália Batista |
Segundo membro da banca: | Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto |
Resumo: | Esta monografia tem como propósito criar estórias (Haraway, 2023) que explorem a intersecção entre maternidade e formação inicial docente, contribuindo para as discussões contemporâneas sobre equidade de gênero no ensino superior. De abordagem qualitativa, o estudo fabula especulativamente, em um exercício de escrevivência (Evaristo, 2020), o impacto da maternidade na jornada acadêmica de estudantes vinculados/as ao curso de Licenciatura em Química, e como essas mulheres elaboram modos de habitar o território acadêmico. As estórias exploram diferentes situações e desafios enfrentados por mulheres-mães no ambiente acadêmico, que tensionam os variados aspectos de suas experiências: 4.1: A descoberta da gravidez e a evasão escolar; 4.2: Evadi: e agora?; 4.3: A rede de apoio; 4.4: Entre desistências e matrículas; 4.5: O suporte na Universidade; 4.6: Vivências na Universidade como mãe; 4.7: Tempo fora da escola e comprometimento como mãe; 4.8: Mulheres mães e determinação acadêmica; 4.9: O maternar e suas tonalidades. A maternidade é uma experiência que traz mudanças e desafios, principalmente quando aliada à busca por formação superior, trabalho remunerado e afazeres domésticos, resultando na conhecida jornada tripla. Esse cenário, atrelado a suma sociedade patriarcal, impacta de forma significativa as mulheres-mães que optam por prosseguir seus estudos enquanto cuidam dos filhos/as e mantêm suas obrigações profissionais e/ou domésticas. Emerge do estudo a urgência de atentar para a experiência de mulheres-mães na formação docente, com vistas a superar os múltiplos obstáculos enfrentados e elaborar estratégias para superá-los. Ademais, o estudo sinaliza a importância de políticas públicas educacionais destinadas às mulheres que são mães, a necessidade de construir e consolidar uma rede de apoio forte e a importância de ambientes acadêmicos mais equânimes e justos, calcados na potência da coletividade. Por fim, o estudo sugere a implementação de ações institucionais e coletivas que respeitem, valorizem e apoiem a maternidade, buscando um ambiente acadêmico mais acolhedor, possibilitando que todas as mulheres alcancem seu pleno potencial. |
Palavras-chave: | Maternar Estórias Patriarcado Formação de professores/as de Química Maternidad Historias Patriarcado Formación de profesores de Química |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | FERREIRA, Ciliana Aparecida Balduino. O maternar e a formação de professora/es de Química. 2024. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43821 |
Data de defesa: | 31-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química (Ituiutaba / Pontal) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MaternarFormaçãoProfessores.pdf | TCC | 1.59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons