Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43434
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Desbravando π e o número de Euler: do simples ao complexo da Matemática.
Autor: Campos, Silas Silveira
Campos, Silas Silveira
Primer orientador: Carneiro, Evaneide Alves
Primer miembro de la banca: Santos, Patrícia Borges dos
Segundo miembro de la banca: Pires, Rogério Fernando
Resumen: Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo estudar alguns problemas da Teoria dos Números que utilizam ferramentas de Análise Matemática, destacando a interligação entre essas subáreas da Matemática, e tornar o conteúdo mais acessível para alunos de graduação. O estudo é dividido em três capítulos, que abordam as origens, as representações e as propriedades dos números π e e, dois números fundamentais na Matemática. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, com ênfase na clareza e na didática das demonstrações matemáticas. Sobre os resultados da pesquisa, ela colaborou para uma melhor compreensão da essência dos números π e e, além de suas aplicações e implicações em diversas áreas da Matemática.
Palabras clave: Relógio alfabético do π
Representação de série
Problema da Basiléia
Irracionalidade
Transcendência
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRA::TEORIA DOS NUMEROS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: CAMPOS, Silas Silveira. Desbravando π e o número de Euler: do simples ao complexo da Matemática. 2023. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43434
Fecha de defensa: 1-dic-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Matemática (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Desbravandoπnúmero.pdfTCC11.57 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons