Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43434
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Desbravando π e o número de Euler: do simples ao complexo da Matemática. |
Author: | Campos, Silas Silveira Campos, Silas Silveira |
First Advisor: | Carneiro, Evaneide Alves |
First member of the Committee: | Santos, Patrícia Borges dos |
Second member of the Committee: | Pires, Rogério Fernando |
Summary: | Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo estudar alguns problemas da Teoria dos Números que utilizam ferramentas de Análise Matemática, destacando a interligação entre essas subáreas da Matemática, e tornar o conteúdo mais acessível para alunos de graduação. O estudo é dividido em três capítulos, que abordam as origens, as representações e as propriedades dos números π e e, dois números fundamentais na Matemática. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, com ênfase na clareza e na didática das demonstrações matemáticas. Sobre os resultados da pesquisa, ela colaborou para uma melhor compreensão da essência dos números π e e, além de suas aplicações e implicações em diversas áreas da Matemática. |
Keywords: | Relógio alfabético do π Representação de série Problema da Basiléia Irracionalidade Transcendência |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRA::TEORIA DOS NUMEROS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | CAMPOS, Silas Silveira. Desbravando π e o número de Euler: do simples ao complexo da Matemática. 2023. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43434 |
Date of defense: | 1-Dec-2023 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática (Ituiutaba / Pontal) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Desbravandoπnúmero.pdf | TCC | 11.57 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License