Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43434
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Desbravando π e o número de Euler: do simples ao complexo da Matemática. |
Autor(es): | Campos, Silas Silveira Campos, Silas Silveira |
Primeiro orientador: | Carneiro, Evaneide Alves |
Primeiro membro da banca: | Santos, Patrícia Borges dos |
Segundo membro da banca: | Pires, Rogério Fernando |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo estudar alguns problemas da Teoria dos Números que utilizam ferramentas de Análise Matemática, destacando a interligação entre essas subáreas da Matemática, e tornar o conteúdo mais acessível para alunos de graduação. O estudo é dividido em três capítulos, que abordam as origens, as representações e as propriedades dos números π e e, dois números fundamentais na Matemática. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, com ênfase na clareza e na didática das demonstrações matemáticas. Sobre os resultados da pesquisa, ela colaborou para uma melhor compreensão da essência dos números π e e, além de suas aplicações e implicações em diversas áreas da Matemática. |
Palavras-chave: | Relógio alfabético do π Representação de série Problema da Basiléia Irracionalidade Transcendência |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRA::TEORIA DOS NUMEROS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | CAMPOS, Silas Silveira. Desbravando π e o número de Euler: do simples ao complexo da Matemática. 2023. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43434 |
Data de defesa: | 1-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (Ituiutaba / Pontal) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Desbravandoπnúmero.pdf | TCC | 11.57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons