Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43118
ORCID:  http://orcid.org/0009-0001-0561-201X
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Sentidos sobre o “conhecimento”: um olhar discursivo sobre mulheres negras na universidade
Autor(es): Pereira, Marlene Aparecida
Primeiro orientador: Brito, Cristiane Carvalho de Paula
Primeiro membro da banca: Tavares, Carla Nunes Vieira
Segundo membro da banca: Peixoto, Mariana Rafaela Batista Silva
Resumo: Com o surgimento do fenômeno da internet as discussões e teorizações acadêmicas passaram a ser palco de protagonismo das redes sociais. Com isso, questões que envolvem raça, gênero e classe se tornaram cada vez mais recorrentes na internet. Com base nessa perspectiva e a partir de questionamentos como “qual a relevância desses vídeos para a representação e constituição identitária de mulheres negras na universidade?”, surgiu o interesse na realização deste trabalho que se propõe a refletir sobre as produções de sentido de docentes e alunas negras de diferentes universidades e cursos do Brasil, em quatro vídeos disponíveis no YouTube. Para tal propósito, apresentaremos as contribuições da Análise do Discurso Franco-brasileira (AD) e da Linguística Aplicada (LA), nos baseando principalmente nos estudos realizados por Eni Orlandi, Sousa Santos, Sueli Carneiro, entre outros que contribuíram para o arcabouço teórico dos pressupostos e abordagens desenvolvidas ao longo deste trabalho.
Abstract: With the emergence of the internet phenomenon, academic discussions and theorizations became the stage for social networks to take center stage. As a result, issues involving race, gender and class have become increasingly common on the internet. Based on this perspective and based on questions such as “what is the relevance of these videos for the representation and identity constitution of black women at the university?”, interest arose in carrying out this work, which aims to reflect on the productions of meaning by teachers and black students from different universities and courses in Brazil, in four videos available on YouTube. For this purpose, we will present the contributions of Franco-Brazilian Discourse Analysis (AD) and Applied Linguistics (LA), based mainly on studies carried out by Eni Orlandi, Sousa Santos, Sueli Carneiro, among others who contributed to the theoretical framework of assumptions and approaches developed throughout this work.
Palavras-chave: Mulheres negras
Racismo
Identidade
Raça
Black Women
Identity
Race. Racism
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: PEREIRA, Marlene Aparecida. Sentidos sobre o “conhecimento”: um olhar discursivo sobre mulheres negras na universidade. 2024. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Inglês) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43118
Data de defesa: 17-Abr-2024
Aparece nas coleções:TCC - Letras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SentidosSobreConhecimento.pdf1.36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.