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dc.creatorPereira, Marlene Aparecida-
dc.date.accessioned2024-08-26T13:14:11Z-
dc.date.available2024-08-26T13:14:11Z-
dc.date.issued2024-04-17-
dc.identifier.citationPEREIRA, Marlene Aparecida. Sentidos sobre o “conhecimento”: um olhar discursivo sobre mulheres negras na universidade. 2024. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Inglês) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43118-
dc.description.abstractWith the emergence of the internet phenomenon, academic discussions and theorizations became the stage for social networks to take center stage. As a result, issues involving race, gender and class have become increasingly common on the internet. Based on this perspective and based on questions such as “what is the relevance of these videos for the representation and identity constitution of black women at the university?”, interest arose in carrying out this work, which aims to reflect on the productions of meaning by teachers and black students from different universities and courses in Brazil, in four videos available on YouTube. For this purpose, we will present the contributions of Franco-Brazilian Discourse Analysis (AD) and Applied Linguistics (LA), based mainly on studies carried out by Eni Orlandi, Sousa Santos, Sueli Carneiro, among others who contributed to the theoretical framework of assumptions and approaches developed throughout this work.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMulheres negraspt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectRaçapt_BR
dc.subjectBlack Womenpt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectRace. Racismpt_BR
dc.titleSentidos sobre o “conhecimento”: um olhar discursivo sobre mulheres negras na universidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Brito, Cristiane Carvalho de Paula-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7024272980833285pt_BR
dc.contributor.referee1Tavares, Carla Nunes Vieira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3374501725288665pt_BR
dc.contributor.referee2Peixoto, Mariana Rafaela Batista Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7920761600325088pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1864910459820203pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoCom o surgimento do fenômeno da internet as discussões e teorizações acadêmicas passaram a ser palco de protagonismo das redes sociais. Com isso, questões que envolvem raça, gênero e classe se tornaram cada vez mais recorrentes na internet. Com base nessa perspectiva e a partir de questionamentos como “qual a relevância desses vídeos para a representação e constituição identitária de mulheres negras na universidade?”, surgiu o interesse na realização deste trabalho que se propõe a refletir sobre as produções de sentido de docentes e alunas negras de diferentes universidades e cursos do Brasil, em quatro vídeos disponíveis no YouTube. Para tal propósito, apresentaremos as contribuições da Análise do Discurso Franco-brasileira (AD) e da Linguística Aplicada (LA), nos baseando principalmente nos estudos realizados por Eni Orlandi, Sousa Santos, Sueli Carneiro, entre outros que contribuíram para o arcabouço teórico dos pressupostos e abordagens desenvolvidas ao longo deste trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseLetras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesapt_BR
dc.sizeorduration48pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.orcid.putcode166271160-
Appears in Collections:TCC - Letras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesa

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