Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43118
ORCID:  http://orcid.org/0009-0001-0561-201X
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Sentidos sobre o “conhecimento”: um olhar discursivo sobre mulheres negras na universidade
Autor: Pereira, Marlene Aparecida
Primer orientador: Brito, Cristiane Carvalho de Paula
Primer miembro de la banca: Tavares, Carla Nunes Vieira
Segundo miembro de la banca: Peixoto, Mariana Rafaela Batista Silva
Resumen: Com o surgimento do fenômeno da internet as discussões e teorizações acadêmicas passaram a ser palco de protagonismo das redes sociais. Com isso, questões que envolvem raça, gênero e classe se tornaram cada vez mais recorrentes na internet. Com base nessa perspectiva e a partir de questionamentos como “qual a relevância desses vídeos para a representação e constituição identitária de mulheres negras na universidade?”, surgiu o interesse na realização deste trabalho que se propõe a refletir sobre as produções de sentido de docentes e alunas negras de diferentes universidades e cursos do Brasil, em quatro vídeos disponíveis no YouTube. Para tal propósito, apresentaremos as contribuições da Análise do Discurso Franco-brasileira (AD) e da Linguística Aplicada (LA), nos baseando principalmente nos estudos realizados por Eni Orlandi, Sousa Santos, Sueli Carneiro, entre outros que contribuíram para o arcabouço teórico dos pressupostos e abordagens desenvolvidas ao longo deste trabalho.
Abstract: With the emergence of the internet phenomenon, academic discussions and theorizations became the stage for social networks to take center stage. As a result, issues involving race, gender and class have become increasingly common on the internet. Based on this perspective and based on questions such as “what is the relevance of these videos for the representation and identity constitution of black women at the university?”, interest arose in carrying out this work, which aims to reflect on the productions of meaning by teachers and black students from different universities and courses in Brazil, in four videos available on YouTube. For this purpose, we will present the contributions of Franco-Brazilian Discourse Analysis (AD) and Applied Linguistics (LA), based mainly on studies carried out by Eni Orlandi, Sousa Santos, Sueli Carneiro, among others who contributed to the theoretical framework of assumptions and approaches developed throughout this work.
Palabras clave: Mulheres negras
Racismo
Identidade
Raça
Black Women
Identity
Race. Racism
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: PEREIRA, Marlene Aparecida. Sentidos sobre o “conhecimento”: um olhar discursivo sobre mulheres negras na universidade. 2024. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Inglês) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43118
Fecha de defensa: 17-abr-2024
Aparece en las colecciones:TCC - Letras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesa

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
SentidosSobreConhecimento.pdf1.36 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.