Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43118
ORCID: | http://orcid.org/0009-0001-0561-201X |
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Sentidos sobre o “conhecimento”: um olhar discursivo sobre mulheres negras na universidade |
Author: | Pereira, Marlene Aparecida |
First Advisor: | Brito, Cristiane Carvalho de Paula |
First member of the Committee: | Tavares, Carla Nunes Vieira |
Second member of the Committee: | Peixoto, Mariana Rafaela Batista Silva |
Summary: | Com o surgimento do fenômeno da internet as discussões e teorizações acadêmicas passaram a ser palco de protagonismo das redes sociais. Com isso, questões que envolvem raça, gênero e classe se tornaram cada vez mais recorrentes na internet. Com base nessa perspectiva e a partir de questionamentos como “qual a relevância desses vídeos para a representação e constituição identitária de mulheres negras na universidade?”, surgiu o interesse na realização deste trabalho que se propõe a refletir sobre as produções de sentido de docentes e alunas negras de diferentes universidades e cursos do Brasil, em quatro vídeos disponíveis no YouTube. Para tal propósito, apresentaremos as contribuições da Análise do Discurso Franco-brasileira (AD) e da Linguística Aplicada (LA), nos baseando principalmente nos estudos realizados por Eni Orlandi, Sousa Santos, Sueli Carneiro, entre outros que contribuíram para o arcabouço teórico dos pressupostos e abordagens desenvolvidas ao longo deste trabalho. |
Abstract: | With the emergence of the internet phenomenon, academic discussions and theorizations became the stage for social networks to take center stage. As a result, issues involving race, gender and class have become increasingly common on the internet. Based on this perspective and based on questions such as “what is the relevance of these videos for the representation and identity constitution of black women at the university?”, interest arose in carrying out this work, which aims to reflect on the productions of meaning by teachers and black students from different universities and courses in Brazil, in four videos available on YouTube. For this purpose, we will present the contributions of Franco-Brazilian Discourse Analysis (AD) and Applied Linguistics (LA), based mainly on studies carried out by Eni Orlandi, Sousa Santos, Sueli Carneiro, among others who contributed to the theoretical framework of assumptions and approaches developed throughout this work. |
Keywords: | Mulheres negras Racismo Identidade Raça Black Women Identity Race. Racism |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | PEREIRA, Marlene Aparecida. Sentidos sobre o “conhecimento”: um olhar discursivo sobre mulheres negras na universidade. 2024. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Inglês) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/43118 |
Date of defense: | 17-Apr-2024 |
Appears in Collections: | TCC - Letras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesa |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SentidosSobreConhecimento.pdf | 1.36 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.