Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42723
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Análise dos custos de produção na atividade de recria e engorda de bovinos de corte em pastejo na fazenda água branca no município de nova crixás, goiás
Autor(es): Ronaldo Knychala
Primeiro orientador: Adriano Pirtouscheg
Notas: O trabalho foi realizado na fazenda Água Branca no município de Nova Crixás, no estado de Goiás, no ano agrícola de 2008, com o objetivo de analisar e calcular o desempenho econômico da atividade de recria e engorda de bovinos de corte sob pastejo. As análises foram realizadas através de levantamento de custos de produção. A metodologia utilizada consistiu no levantamento do inventário do estabelecimento, das quantidades de insumos, mão de obra, serviços utilizados, impostos e taxas pagos, da produção e, então, com base nos levantamentos foram feitos os cálculos do custo de produção, análises de rentabilidade, ponto de nivelamento e índices de resultado econômico. Observou-se que a atividade de recria e engorda de bovinos a pasto, embora não seja a melhor alternativa de mercado em termos de desempenho econômico, apresentou resultado superior ao da média da região onde a fazenda se localiza, com uma rentabilidade de 2,56% contra uma rentabilidade de -1,8% da região, e os custos operacionais unitários da propriedade e da média da região respectivamente de R$862,60 e R$1.354,14.
Palavras-chave: Bovinocultura de corte
Custo de produção
Desempenho econômico.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42723
Data de defesa: 2009
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_2_42.pdf148.14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.