Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41999
ORCID:  http://orcid.org/0009-0006-5761-6991
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Uma prática pedagógica para o ensino dos conceitos geométricos de volume e capacidade com licenciandas em Pedagogia
Título(s) alternativo(s): A pedagogical practice for teaching the geometric concepts of volume and capacity with Pedagogy graduates
Autor(es): Carvalho, Tamiris Teixeira de
Primeiro orientador: Xavier, Ana Cláudia Molina Zaqueu
Primeiro membro da banca: Marco, Fabiana Fiorezi de
Segundo membro da banca: Amorim, Lóren Grace Kellen Maia
Resumo: Compreender que impressões licenciandos(as) de um curso de Pedagogia expressam ao vivenciar uma prática pedagógica envolvendo os conceitos geométricos de volume e capacidade é o objetivo geral desse trabalho. Para isso, nos questionamos sobre: Que impressões licenciandos(as) de um curso de Pedagogia expressam ao vivenciar uma prática pedagógica envolvendo os conceitos geométricos de volume e capacidade? E, elencamos as seguintes ações de estudo: (i) realizar estudos teóricos que envolvem a temática da pesquisa; (ii) mapear as instituições públicas do Triângulo Mineiro que ofertam cursos de Pedagogia nas modalidades regular e a distância; (iii) estudar o Projeto Pedagógico dos cursos mapeados; (iv) elaborar e analisar formulários eletrônicos; (v) planejar e ministrar uma oficina voltada para estudantes do curso de Pedagogia; e (vi) analisar os questionários e registros produzidos no âmbito da oficina. Esta pesquisa é de cunho qualitativa e e foi desenvolvida uma oficina com acadêmicas do quinto período da Universidade Estadual de Minas Gerais, campus Ituiutaba. Por meio das análises realizadas inferimos que com a prática desenvolvida, as pedagogas demonstraram indícios de "domesticação do monstro da Matemática". À medida em que vivenciavam uma prática com uma vivência próxima àquela que gerou o desenvolvimento dos conceitos envolvidos, elas tendiam a se envolver e a se sentir mais motivadas a buscar soluções, mostrando que a AOE pode contribuir para a superação de barreiras em relação à Matemática.
Abstract: Understanding the impressions that Pedagogy students express when experiencing a pedagogical practice involving the geometric concepts of volume and capacity is the overall objective of this work. To achieve this, we posed the following question: What impressions do Pedagogy students express when experiencing a pedagogical practice involving the geometric concepts of volume and capacity? We outlined the following study actions: (i) conduct theoretical studies related to the research topic; (ii) map public institutions in the Triângulo Mineiro region that offer Pedagogy courses in both regular and distance learning modalities; (iii) study the Pedagogical Project of the mapped courses; (iv) develop and analyze electronic forms; (v) plan and conduct a workshop for Pedagogy students; and (vi) analyze the questionnaires and records produced during the workshop. This research is qualitative in nature and a workshop was conducted with fifth-semester students from the State University of Minas Gerais, Ituiutaba campus.Through the analyses performed, we inferred that with the developed practice, the pedagogy students showed signs of "taming the Mathematics monster." As they engaged in a practice closely related to the one that led to the development of the involved concepts, they tended to become more engaged and motivated to seek solutions, demonstrating that the AOE (Activity-Oriented Education) can contribute to overcoming barriers related to Mathematics.
Palavras-chave: Atividade Orientadora de Ensino
Teaching Guidance Activity
Formação docente
Teacher training
Educação matemática
Mathematical education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: CARVALHO, Tamiris Teixeira de. Uma prática pedagógica para o ensino dos conceitos geométricos de volume e capacidade com licenciandas em Pedagogia. 2024. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Federal de Uberlândia,2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41999
Data de defesa: 26-Abr-2024
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UmaPráticaPedagógica.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1.88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.