Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41999
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCarvalho, Tamiris Teixeira de-
dc.date.accessioned2024-08-01T15:11:01Z-
dc.date.available2024-08-01T15:11:01Z-
dc.date.issued2024-04-26-
dc.identifier.citationCARVALHO, Tamiris Teixeira de. Uma prática pedagógica para o ensino dos conceitos geométricos de volume e capacidade com licenciandas em Pedagogia. 2024. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Federal de Uberlândia,2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41999-
dc.description.abstractUnderstanding the impressions that Pedagogy students express when experiencing a pedagogical practice involving the geometric concepts of volume and capacity is the overall objective of this work. To achieve this, we posed the following question: What impressions do Pedagogy students express when experiencing a pedagogical practice involving the geometric concepts of volume and capacity? We outlined the following study actions: (i) conduct theoretical studies related to the research topic; (ii) map public institutions in the Triângulo Mineiro region that offer Pedagogy courses in both regular and distance learning modalities; (iii) study the Pedagogical Project of the mapped courses; (iv) develop and analyze electronic forms; (v) plan and conduct a workshop for Pedagogy students; and (vi) analyze the questionnaires and records produced during the workshop. This research is qualitative in nature and a workshop was conducted with fifth-semester students from the State University of Minas Gerais, Ituiutaba campus.Through the analyses performed, we inferred that with the developed practice, the pedagogy students showed signs of "taming the Mathematics monster." As they engaged in a practice closely related to the one that led to the development of the involved concepts, they tended to become more engaged and motivated to seek solutions, demonstrating that the AOE (Activity-Oriented Education) can contribute to overcoming barriers related to Mathematics.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtividade Orientadora de Ensinopt_BR
dc.subjectTeaching Guidance Activitypt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectMathematical educationpt_BR
dc.titleUma prática pedagógica para o ensino dos conceitos geométricos de volume e capacidade com licenciandas em Pedagogiapt_BR
dc.title.alternativeA pedagogical practice for teaching the geometric concepts of volume and capacity with Pedagogy graduatespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Xavier, Ana Cláudia Molina Zaqueu-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6136763314010047pt_BR
dc.contributor.referee1Marco, Fabiana Fiorezi de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3302431723262783pt_BR
dc.contributor.referee2Amorim, Lóren Grace Kellen Maia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0974998165938237pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/8798703899821674pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoCompreender que impressões licenciandos(as) de um curso de Pedagogia expressam ao vivenciar uma prática pedagógica envolvendo os conceitos geométricos de volume e capacidade é o objetivo geral desse trabalho. Para isso, nos questionamos sobre: Que impressões licenciandos(as) de um curso de Pedagogia expressam ao vivenciar uma prática pedagógica envolvendo os conceitos geométricos de volume e capacidade? E, elencamos as seguintes ações de estudo: (i) realizar estudos teóricos que envolvem a temática da pesquisa; (ii) mapear as instituições públicas do Triângulo Mineiro que ofertam cursos de Pedagogia nas modalidades regular e a distância; (iii) estudar o Projeto Pedagógico dos cursos mapeados; (iv) elaborar e analisar formulários eletrônicos; (v) planejar e ministrar uma oficina voltada para estudantes do curso de Pedagogia; e (vi) analisar os questionários e registros produzidos no âmbito da oficina. Esta pesquisa é de cunho qualitativa e e foi desenvolvida uma oficina com acadêmicas do quinto período da Universidade Estadual de Minas Gerais, campus Ituiutaba. Por meio das análises realizadas inferimos que com a prática desenvolvida, as pedagogas demonstraram indícios de "domesticação do monstro da Matemática". À medida em que vivenciavam uma prática com uma vivência próxima àquela que gerou o desenvolvimento dos conceitos envolvidos, elas tendiam a se envolver e a se sentir mais motivadas a buscar soluções, mostrando que a AOE pode contribuir para a superação de barreiras em relação à Matemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMatemáticapt_BR
dc.sizeorduration64pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.orcid.putcode164793093-
Appears in Collections:TCC - Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UmaPráticaPedagógica.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1.88 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.