Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41999
ORCID: | http://orcid.org/0009-0006-5761-6991 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Uma prática pedagógica para o ensino dos conceitos geométricos de volume e capacidade com licenciandas em Pedagogia |
Título (s) alternativo (s): | A pedagogical practice for teaching the geometric concepts of volume and capacity with Pedagogy graduates |
Autor: | Carvalho, Tamiris Teixeira de |
Primer orientador: | Xavier, Ana Cláudia Molina Zaqueu |
Primer miembro de la banca: | Marco, Fabiana Fiorezi de |
Segundo miembro de la banca: | Amorim, Lóren Grace Kellen Maia |
Resumen: | Compreender que impressões licenciandos(as) de um curso de Pedagogia expressam ao vivenciar uma prática pedagógica envolvendo os conceitos geométricos de volume e capacidade é o objetivo geral desse trabalho. Para isso, nos questionamos sobre: Que impressões licenciandos(as) de um curso de Pedagogia expressam ao vivenciar uma prática pedagógica envolvendo os conceitos geométricos de volume e capacidade? E, elencamos as seguintes ações de estudo: (i) realizar estudos teóricos que envolvem a temática da pesquisa; (ii) mapear as instituições públicas do Triângulo Mineiro que ofertam cursos de Pedagogia nas modalidades regular e a distância; (iii) estudar o Projeto Pedagógico dos cursos mapeados; (iv) elaborar e analisar formulários eletrônicos; (v) planejar e ministrar uma oficina voltada para estudantes do curso de Pedagogia; e (vi) analisar os questionários e registros produzidos no âmbito da oficina. Esta pesquisa é de cunho qualitativa e e foi desenvolvida uma oficina com acadêmicas do quinto período da Universidade Estadual de Minas Gerais, campus Ituiutaba. Por meio das análises realizadas inferimos que com a prática desenvolvida, as pedagogas demonstraram indícios de "domesticação do monstro da Matemática". À medida em que vivenciavam uma prática com uma vivência próxima àquela que gerou o desenvolvimento dos conceitos envolvidos, elas tendiam a se envolver e a se sentir mais motivadas a buscar soluções, mostrando que a AOE pode contribuir para a superação de barreiras em relação à Matemática. |
Abstract: | Understanding the impressions that Pedagogy students express when experiencing a pedagogical practice involving the geometric concepts of volume and capacity is the overall objective of this work. To achieve this, we posed the following question: What impressions do Pedagogy students express when experiencing a pedagogical practice involving the geometric concepts of volume and capacity? We outlined the following study actions: (i) conduct theoretical studies related to the research topic; (ii) map public institutions in the Triângulo Mineiro region that offer Pedagogy courses in both regular and distance learning modalities; (iii) study the Pedagogical Project of the mapped courses; (iv) develop and analyze electronic forms; (v) plan and conduct a workshop for Pedagogy students; and (vi) analyze the questionnaires and records produced during the workshop. This research is qualitative in nature and a workshop was conducted with fifth-semester students from the State University of Minas Gerais, Ituiutaba campus.Through the analyses performed, we inferred that with the developed practice, the pedagogy students showed signs of "taming the Mathematics monster." As they engaged in a practice closely related to the one that led to the development of the involved concepts, they tended to become more engaged and motivated to seek solutions, demonstrating that the AOE (Activity-Oriented Education) can contribute to overcoming barriers related to Mathematics. |
Palabras clave: | Atividade Orientadora de Ensino Teaching Guidance Activity Formação docente Teacher training Educação matemática Mathematical education |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | CARVALHO, Tamiris Teixeira de. Uma prática pedagógica para o ensino dos conceitos geométricos de volume e capacidade com licenciandas em Pedagogia. 2024. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Federal de Uberlândia,2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41999 |
Fecha de defensa: | 26-abr-2024 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
UmaPráticaPedagógica.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1.88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.