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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39864
ORCID: | http://orcid.org/0009-0005-3805-9360 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Mapeando o plano de futuro de Minas Gerais: uma análise dos planejamentos públicos de Minas Gerais e do documento norteador do ensino de Geografia como pilar estratégico para superar seus principais desafios |
Título(s) alternativo(s): | Mapping the future plan of Minas Gerais: An analysis of the public planning in Minas Gerais and the guiding document for teaching Geography as a strategic pillar to overcome your main challenges |
Autor(es): | Gonçalves, Josyane Costa |
Primeiro orientador: | Barbosa, Tulio |
Primeiro membro da banca: | Gonçalves, Amanda Regina |
Segundo membro da banca: | Teixeira, Rubens Humberto Costa |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar três documentos que regem o planejamento do estado de Minas Gerais: O Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), Plano Estadual de Educação (PEE) e o Mapa Estratégico. A metodologia utilizada é de pesquisa documental e bibliográfica, caracterizada como descritiva. No primeiro estágio, buscou-se compreender a relação da Geografia com os planejamentos públicos e a relação dos planejamentos com a sociedade, e como essas acabam afetando a educação brasileira, ressaltando o seu histórico e como o Estado sempre guiou os principais marcos educacionais. Posteriormente, foram analisados os principais termos presentes em cada um dos planejamentos. Compreender o foco de cada um se mostrou importante para compreender a sincronia entre os instrumentos de planejamento do estado, já que, eles devem estar consonância para que as ações do estado sejam desenvolvidas a objetivos finais alcançados. Assim foi possível entender os principais focos de atuação do estado de Minas Gerais, e como a Geografia e o professor podem auxiliar, a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na promoção do desenvolvimento proposto nos planejamentos. Ou seja, cumprindo as suas metas e diretrizes estratégicas propostas. A partir disso, compreendeu-se que apesar da dificuldade na elaboração dos instrumentos públicos, ao levar em conta os indicadores propostos, os planejamentos públicos foram dispostos em consonância uns com os outros, a partir da sua funcionalidade. Além disso, foi demonstrado que os conhecimentos geográficos e a disciplina escolar Geografia podem ser utilizados como um pilar para a construção do desenvolvimento, entretanto, é o estado que poderá dar subsídios necessários para que a atuação do professor, do ensino de Geografia e dos planejamentos tenham a sua função efetivada. |
Abstract: | The present work aims to analyze three documents that govern the planning of the state of Minas Gerais: The Minas Gerais Integrated Development Plan (PMDI), State Education Plan (PEE) and the Strategic Map. The methodology used is documentary and bibliographical research, characterized as descriptive. In the first stage, we sought to understand the relationship between Geography and public planning and the relationship between planning and society, and how these end up affecting Brazilian education, highlighting its history and how the State has always guided the main educational milestones. Subsequently, the main terms present in each of the plans were analyzed. Understanding the focus of each one proved to be important to understand the synchrony between the state's planning instruments, as they must be in line so that the state's actions are developed to achieve final objectives. This made it possible to understand the main focuses of action in the state of Minas Gerais, and how Geography and the teacher can help, based on the National Common Curricular Base (BNCC), in promoting the development proposed in the plans. In other words, fulfilling your proposed goals and strategic guidelines. From this, it was understood that despite the difficulty in preparing public instruments, when taking into account the proposed indicators, public plans were arranged in line with each other, based on their functionality. Furthermore, it was demonstrated that geographic knowledge and the school subject Geography can be used as a pillar for the construction of development, however, it is the state that can provide the necessary subsidies so that the teacher's performance, Geography teaching and planning have their function carried out. |
Palavras-chave: | Planejamento público Minas Gerais Ensino Geografia Educação |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | GONÇALVES, Josyane Costa. Mapeando o plano de futuro de Minas Gerais: uma análise dos planejamentos públicos de Minas Gerais e do documento norteador do ensino de Geografia como pilar estratégico para superar seus principais desafios. 2023. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39864 |
Data de defesa: | 27-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Geografia |
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