Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39615
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | A geografia agrária nos livros didáticos do 6º ano do ensino fundamental |
Autor: | Passos, Ana Sarah dos |
Primer orientador: | Cleps Junior, João |
Primer miembro de la banca: | Victor, Fabiana Borges |
Segundo miembro de la banca: | Freitas, Ricardo Luís de |
Resumen: | A presente pesquisa intitulada “Geografia Agrária nos livros didáticos de Geografia do Ensino Fundamental 6º ano” apresenta uma análise do conteúdo e abordagem da Geografia Agrária nos livros didáticos utilizados nesse nível de ensino. O estudo abarca uma revisão bibliográfica sobre a Geografia Agrária, destacando conceitos fundamentais e abordagens teóricas relacionadas dando importância da agricultura e suas diferentes formas de organização no Brasil ao longo do tempo e no espaço. Assim, a pesquisa se concentra nos livros didáticos utilizados no Ensino Fundamental 6º ano anos finais, das escolas públicas em níveis federal, estadual e municipal de Uberlândia-MG. Elabora-se uma análise dos conteúdos de Geografia Agrária, considerando aspectos importantes tais como: o papel da agricultura na sociedade, os sistemas de produção da agricultura familiar e empresarial, as relações de trabalho no campo, os desafios e impactos ambientais da atividade agrícola, entre outros. Foram analisadas imagens e aspectos conceituais empregados nos livros didáticos, verificando se eles são adequados para o público- alvo, e como contribuem para uma compreensão adequada da temática. Para fundamentar a presente pesquisa, foram utilizados como referencial teórico a Lei Nº 9.394 de 1996 (Lei De Diretrizes e Bases da Educação Nacional), Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018) e o Currículo Referência de Minas Gerais (2018). Ao confrontar os livros de Geografia de autores distintos, buscou-se avaliar se há diferenças na abordagem de temas da Geografia Agrária averiguando estabelecer as possíveis divergências ou lacunas no tratamento das temáticas. Em suma, o estudo conclui sobre a necessidade de aprimorar a abordagem da Geografia Agrária nos livros didáticos de Geografia do 6º ano Ensino Fundamental anos finais sendo apontadas sugestões de conteúdo a serem incluídos e estudados pelos professores de geografia, levando em consideração a importância da temática para a compreensão da geografia e da sociedade contemporânea. |
Palabras clave: | Geografia agrária Livros didáticos 6º ano Ensino Fundamental Escolas públicas |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | PASSOS, Ana Sarah dos. A geografia agrária nos livros didáticos do 6º ano do ensino fundamental. 2023. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39615 |
Fecha de defensa: | 24-nov-2023 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Geografia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
GeografiaAgráriaLivros.pdf | TCC | 1.75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.