Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39615
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: A geografia agrária nos livros didáticos do 6º ano do ensino fundamental
Author: Passos, Ana Sarah dos
First Advisor: Cleps Junior, João
First member of the Committee: Victor, Fabiana Borges
Second member of the Committee: Freitas, Ricardo Luís de
Summary: A presente pesquisa intitulada “Geografia Agrária nos livros didáticos de Geografia do Ensino Fundamental 6º ano” apresenta uma análise do conteúdo e abordagem da Geografia Agrária nos livros didáticos utilizados nesse nível de ensino. O estudo abarca uma revisão bibliográfica sobre a Geografia Agrária, destacando conceitos fundamentais e abordagens teóricas relacionadas dando importância da agricultura e suas diferentes formas de organização no Brasil ao longo do tempo e no espaço. Assim, a pesquisa se concentra nos livros didáticos utilizados no Ensino Fundamental 6º ano anos finais, das escolas públicas em níveis federal, estadual e municipal de Uberlândia-MG. Elabora-se uma análise dos conteúdos de Geografia Agrária, considerando aspectos importantes tais como: o papel da agricultura na sociedade, os sistemas de produção da agricultura familiar e empresarial, as relações de trabalho no campo, os desafios e impactos ambientais da atividade agrícola, entre outros. Foram analisadas imagens e aspectos conceituais empregados nos livros didáticos, verificando se eles são adequados para o público- alvo, e como contribuem para uma compreensão adequada da temática. Para fundamentar a presente pesquisa, foram utilizados como referencial teórico a Lei Nº 9.394 de 1996 (Lei De Diretrizes e Bases da Educação Nacional), Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018) e o Currículo Referência de Minas Gerais (2018). Ao confrontar os livros de Geografia de autores distintos, buscou-se avaliar se há diferenças na abordagem de temas da Geografia Agrária averiguando estabelecer as possíveis divergências ou lacunas no tratamento das temáticas. Em suma, o estudo conclui sobre a necessidade de aprimorar a abordagem da Geografia Agrária nos livros didáticos de Geografia do 6º ano Ensino Fundamental anos finais sendo apontadas sugestões de conteúdo a serem incluídos e estudados pelos professores de geografia, levando em consideração a importância da temática para a compreensão da geografia e da sociedade contemporânea.
Keywords: Geografia agrária
Livros didáticos
6º ano Ensino Fundamental
Escolas públicas
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: PASSOS, Ana Sarah dos. A geografia agrária nos livros didáticos do 6º ano do ensino fundamental. 2023. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39615
Date of defense: 24-Nov-2023
Appears in Collections:TCC - Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GeografiaAgráriaLivros.pdfTCC1.75 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.