Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39615
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPassos, Ana Sarah dos-
dc.date.accessioned2023-12-04T13:52:24Z-
dc.date.available2023-12-04T13:52:24Z-
dc.date.issued2023-11-24-
dc.identifier.citationPASSOS, Ana Sarah dos. A geografia agrária nos livros didáticos do 6º ano do ensino fundamental. 2023. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39615-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografia agráriapt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subject6º ano Ensino Fundamentalpt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.titleA geografia agrária nos livros didáticos do 6º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cleps Junior, João-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1525603220583356pt_BR
dc.contributor.referee1Victor, Fabiana Borges-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1696388233800375pt_BR
dc.contributor.referee2Freitas, Ricardo Luís de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3635076577012075pt_BR
dc.creator.Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=2598DDC0317BF9C1C006209BCE336346#pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa intitulada “Geografia Agrária nos livros didáticos de Geografia do Ensino Fundamental 6º ano” apresenta uma análise do conteúdo e abordagem da Geografia Agrária nos livros didáticos utilizados nesse nível de ensino. O estudo abarca uma revisão bibliográfica sobre a Geografia Agrária, destacando conceitos fundamentais e abordagens teóricas relacionadas dando importância da agricultura e suas diferentes formas de organização no Brasil ao longo do tempo e no espaço. Assim, a pesquisa se concentra nos livros didáticos utilizados no Ensino Fundamental 6º ano anos finais, das escolas públicas em níveis federal, estadual e municipal de Uberlândia-MG. Elabora-se uma análise dos conteúdos de Geografia Agrária, considerando aspectos importantes tais como: o papel da agricultura na sociedade, os sistemas de produção da agricultura familiar e empresarial, as relações de trabalho no campo, os desafios e impactos ambientais da atividade agrícola, entre outros. Foram analisadas imagens e aspectos conceituais empregados nos livros didáticos, verificando se eles são adequados para o público- alvo, e como contribuem para uma compreensão adequada da temática. Para fundamentar a presente pesquisa, foram utilizados como referencial teórico a Lei Nº 9.394 de 1996 (Lei De Diretrizes e Bases da Educação Nacional), Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018) e o Currículo Referência de Minas Gerais (2018). Ao confrontar os livros de Geografia de autores distintos, buscou-se avaliar se há diferenças na abordagem de temas da Geografia Agrária averiguando estabelecer as possíveis divergências ou lacunas no tratamento das temáticas. Em suma, o estudo conclui sobre a necessidade de aprimorar a abordagem da Geografia Agrária nos livros didáticos de Geografia do 6º ano Ensino Fundamental anos finais sendo apontadas sugestões de conteúdo a serem incluídos e estudados pelos professores de geografia, levando em consideração a importância da temática para a compreensão da geografia e da sociedade contemporânea.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseGeografiapt_BR
dc.sizeorduration84pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
Appears in Collections:TCC - Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GeografiaAgráriaLivros.pdfTCC1.75 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.