Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39569
ORCID: | http://orcid.org/0009-0007-6926-7642 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Digitalização na Educação: Análise crítica e uma experiência sobre o uso de jogos eletrônicos no ensino de Geografia |
Autor: | Lira, Guilherme Viana de |
Primer orientador: | Pereira, Mirlei Fachini Vicente |
Primer miembro de la banca: | Silva, Laís Ribeiro |
Segundo miembro de la banca: | Souza, Alex Cristiano de |
Resumen: | A diversificação de metodologias e o desenvolvimento de ambientes de ensino-aprendizagem interativos são discutidos há tempo entre estudiosos da Educação e até mesmo na sociedade civil. Acompanhando as tendências mundiais de digitalização, a educação não ficou alheia a tal processo, que conheceu significativa aceleração durante a pandemia da COVID-19 (2020/2021). Hoje, é possível observar significativa expansão da utilização de sistemas digitais e Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) para a diversificação de metodologias educacionais, sendo a utilização de jogos digitais um dos principais recursos para tanto. Entretanto, é necessário compreender as desigualdades de acesso, os conteúdos que podem ser aplicados a partir de jogos (e os limites de tal opção), bem como os interesses mercadológicos entorno do processo, entre outras possibilidades e problemas que tais ferramentas carregam. Avaliamos a expressão do uso de jogos digitais por professores de Geografia no interior de Minas Gerais (Brasil), visando contribuir com tal debate e reflexão. |
Abstract: | The diversification of the methodologies and the development of interactive teaching-learning environments have long been discussed among education scholars and even in civil society. In line with global digitalization trends, education has not been left of this process, which has accelerated during the COVID-19 pandemic (2020/2021). Today, there is a significant expansion in the use of digital systems and Virtual Learning Environments (VLEs) for the diversification of educational methodologies, with the use of digital games being one of the main tools for this purpose. However, it is necessary to understand the inequalities of access, the content that can be applied from games (and the limits of such an option), as well as the market interests surrounding the process, among other possibilities and problems that such tools bring. We evaluated the expression of the use of digital games by Geography teachers in the interior of Minas Gerais (Brazil), aiming to contribute to this debate and reflection. |
Palabras clave: | Geografia escolar Digitalização da educação Jogos digitais Ensino de Geografia |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::PLANEJAMENTO EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | LIRA, Guilherme Viana de. Digitalização na Educação: Análise crítica e uma experiência sobre o uso de jogos eletrônicos no ensino de Geografia. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39569 |
Fecha de defensa: | 31-oct-2023 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Geografia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DigitalizaçãoEducaçãoAnálise.pdf | 3.65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.