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dc.creatorLira, Guilherme Viana de-
dc.date.accessioned2023-11-30T14:17:15Z-
dc.date.available2023-11-30T14:17:15Z-
dc.date.issued2023-10-31-
dc.identifier.citationLIRA, Guilherme Viana de. Digitalização na Educação: Análise crítica e uma experiência sobre o uso de jogos eletrônicos no ensino de Geografia. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39569-
dc.description.abstractThe diversification of the methodologies and the development of interactive teaching-learning environments have long been discussed among education scholars and even in civil society. In line with global digitalization trends, education has not been left of this process, which has accelerated during the COVID-19 pandemic (2020/2021). Today, there is a significant expansion in the use of digital systems and Virtual Learning Environments (VLEs) for the diversification of educational methodologies, with the use of digital games being one of the main tools for this purpose. However, it is necessary to understand the inequalities of access, the content that can be applied from games (and the limits of such an option), as well as the market interests surrounding the process, among other possibilities and problems that such tools bring. We evaluated the expression of the use of digital games by Geography teachers in the interior of Minas Gerais (Brazil), aiming to contribute to this debate and reflection.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografia escolarpt_BR
dc.subjectDigitalização da educaçãopt_BR
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.titleDigitalização na Educação: Análise crítica e uma experiência sobre o uso de jogos eletrônicos no ensino de Geografiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Mirlei Fachini Vicente-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8042853925633530pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Laís Ribeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6570771696475491pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Alex Cristiano de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1892815920620623pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6942641808849171pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA diversificação de metodologias e o desenvolvimento de ambientes de ensino-aprendizagem interativos são discutidos há tempo entre estudiosos da Educação e até mesmo na sociedade civil. Acompanhando as tendências mundiais de digitalização, a educação não ficou alheia a tal processo, que conheceu significativa aceleração durante a pandemia da COVID-19 (2020/2021). Hoje, é possível observar significativa expansão da utilização de sistemas digitais e Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) para a diversificação de metodologias educacionais, sendo a utilização de jogos digitais um dos principais recursos para tanto. Entretanto, é necessário compreender as desigualdades de acesso, os conteúdos que podem ser aplicados a partir de jogos (e os limites de tal opção), bem como os interesses mercadológicos entorno do processo, entre outras possibilidades e problemas que tais ferramentas carregam. Avaliamos a expressão do uso de jogos digitais por professores de Geografia no interior de Minas Gerais (Brasil), visando contribuir com tal debate e reflexão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseGeografiapt_BR
dc.sizeorduration45pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::PLANEJAMENTO EDUCACIONALpt_BR
dc.orcid.putcode147858851-
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