Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39145
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPavan, Roberto Tardelli-
dc.date.accessioned2023-09-20T15:43:43Z-
dc.date.available2023-09-20T15:43:43Z-
dc.date.issued2022-02-03-
dc.identifier.citationPAVAN, Roberto Tardelli. Azeitonas no mercado brasileiro: tipos de azeitona, consumo e importação. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de Uberlândia, Patos de Minas, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39145-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAzeitonapt_BR
dc.subjectOlivept_BR
dc.subjectMaturaçãopt_BR
dc.subjectMaturationpt_BR
dc.subjectMétodo sevilhanopt_BR
dc.subjectSevillian methodpt_BR
dc.subjectMétodo californianopt_BR
dc.subjectCalifornian methodpt_BR
dc.subjectImportaçãopt_BR
dc.subjectImportpt_BR
dc.subjectOleuropeínapt_BR
dc.subjectOleuropeinpt_BR
dc.titleAzeitonas no mercado brasileiro: tipos de azeitona, consumo e importaçãopt_BR
dc.title.alternativeOlives in the Brazilian market: types of olives, consumption and importationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Rodrigo Aparecido Moraes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7211257010730608pt_BR
dc.contributor.referee1Sentanin, Michelle Andriati-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1721216154351728pt_BR
dc.contributor.referee2Guidi, Leticia Rocha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2059026424367284pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoAzeitona é um produto vegetal fermentado de grande importância mundial. Apesar de não possuir produção significativa, o Brasil está entre os dez maiores consumidores de azeitona de mesa do mundo. Dentro do processo de maturação, podem ser utilizados dois métodos que são os mais comuns: Método Sevilhano e Método Californiano. Ambos os métodos têm como principal função eliminar o composto oleuropeína atribuindo as qualidades sensoriais características do produto. Esse composto está presente em todas as partes do fruto e em sua folha, tendo como maior característica o gosto amargo, indesejável no quesito sensorial. Para suprir todo consumo de azeitonas no Brasil são feitas importações de diversos países, em especial da Argentina, Peru e Chile, os maiores parceiros econômicos em importações de azeitonas. Os tipos mais comuns vindo desses países são: Azapa (Chile e Peru) e Arauco (Argentina).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia de Alimentospt_BR
dc.sizeorduration24pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS::ENGENHARIA DE ALIMENTOSpt_BR
dc.orcid.putcode142743322-
Appears in Collections:TCC - Engenharia de Alimentos (Patos de Minas)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AzeitonasMercadoBrasileiro.pdfDissertação482.45 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.