Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39119
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Encarceramento sob a ótica de gênero: proposta de um Centro Materno Infantil e Espaço Socioeducativo para as mulheres privadas de liberdade da Penitenciária Professor João Pimenta da Veiga-MG
Autor(es): Fernandes, Ludmilla Custódio Prudenciatto
Primeiro orientador: Oliveira, Juliano Carlos Cecílio Batista
Primeiro membro da banca: Junior, Adalberto
Segundo membro da banca: Junior, Juscelino
Terceiro membro da banca: Merli, Giovanna
Resumo: O presente trabalho tem como objetivos principais traçar uma análise crítica em relação ao sistema penitenciário brasileiro, principalmente sob a ótica da assimetria de gênero, investigando as necessidades e subjetividades do corpo feminino nesses espaços. Além de trazer à tona o debate acerca dos estabelecimentos e arquiteturas carcerárias e como estes são resultados de processos sociais, nos quais as violações e negligências que atingem os direitos fundamentais e a dignidade da pessoa humana ascendem com maior vigor. Sob esse prisma, foi proposto um Centro Materno Infantil e um anexo multiuso para abrigar atividades socioeducativas com o intuito de empoderar, capacitar, libertar e assegurar os direitos das mulheres privadas de liberdade da Penitenciária Professor João Pimenta da Veiga na cidade de Uberlândia-MG, e que são previstos na Lei de Execução Penal (Lei nº 7.210/1984). A pesquisa foi norteada pelas análises bibliográficas, documentais, iconográficas e de campo com visita à três estabelecimentos penais: a APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) na cidade de Frutal-MG; ao Presídio Professor Jacy de Assis na cidade de Uberlândia-MG e à Penitenciária Professor João Pimenta da Veiga na cidade de Uberlândia-MG.
Palavras-chave: Encarceramento feminino
Arquitetura penal
Penitenciária Professor João Pimenta da Veiga-MG
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: FERNANDES, Ludmilla Custódio Prudenciatto. Encarceramento sob a ótica de gênero: proposta de um Centro Materno Infantil e Espaço Socioeducativo para as mulheres privadas de liberdade da Penitenciária Professor João Pimenta da Veiga-MG. 2023. 125 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39119
Data de defesa: 28-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Arquitetura e Urbanismo



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.