Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39110
ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-9059-6309
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Professor-propositor e escola básica - os desafios enfrentados no ensino de teatro: jogos de improvisação nas práticas teatrais
Título(s) alternativo(s): Teacher-proposer and basic school - the challenges occurring in teaching theater: improvisation games in theatrical practices
Autor(es): Pelaes, Rafael Bolito
Primeiro orientador: Carvalho, Dirce Helena Benevides de
Primeiro membro da banca: Santos, Rosimeire Gonçalves dos
Segundo membro da banca: Souza, Henrique Bezerra de
Resumo: A presente dissertação visa investigar as práticas pedagógicas de um docente da educação básica no campo do ensino de teatro. Tem como tema central o mapeamento dos grandes desafios enfrentados nas aulas de teatro - decorrentes de políticas institucionais e práticas engessadas no ensino das artes - para, na sequência, traçar um caminho que intentará contorna-los em busca de uma prática artístico-pedagógica que esteja voltada a um ensino de teatro com qualidade. Em resposta às questões acima elucidadas, propomos a utilização de procedimentos atrelados às metodologias ludo-pedagógicas; para tanto, nos valeremos dos jogos de improvisação como meio formativo para a linguagem teatral. Neste sentido, a pesquisa também objetiva apresentar um relato reflexivo sobre o conjunto de experiências lúdicas vivenciadas pelos alunos dos 5ºs. anos da EMEF “Professor Iran Rodrigues” – escola municipal de ensino fundamental localizada no município de Pirassununga-SP, e que culminará em três processos criativos.
Abstract: The present study aims to investigate the pedagogical practices of a basic education teacher in the field of theater teaching. The main objective is to identify the greatest challenges occurring all along the theater classes - stemming from institutional policies and restrained practices in teaching the arts - then, consecutively, trace a way to attempt to overcome the challenges and find a pedagogic-artistic practice toward quality in theather teaching. Thus, this Project proposes using proceedings associated with ludic pedagogical methodologies; within games of improvising, to establish a theatrical language. In addition, this research intends to present a reflexive report about the group of ludic experiences lived by the students in the 5th grade of EMEF “Professor Iran Rodrigues” – a public elementary school located in the city of Pirassununga-SP, that will eventually culminate in three creative processes.
Palavras-chave: Educação Básica
Basic Education
Ensino de Teatro
Theather Teaching
Jogos de Improvisação
Games of Improvising
Processos Criativos
Creative Processes
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Assunto: Artes
Pedagogia do teatro
Teatro - Estudo e ensino
Arte na educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)
Referência: PELAES, Rafael Bolito. Professor-propositor e escola básica - os desafios enfrentados no ensino de teatro: jogos de improvisação nas práticas teatrais. 2023. 180 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.288
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.288
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39110
Data de defesa: 7-Jun-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ProfessorPropositorEscola.pdfDissertação15.17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons