Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39110
ORCID: | http://orcid.org/0009-0008-9059-6309 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Professor-propositor e escola básica - os desafios enfrentados no ensino de teatro: jogos de improvisação nas práticas teatrais |
Título (s) alternativo (s): | Teacher-proposer and basic school - the challenges occurring in teaching theater: improvisation games in theatrical practices |
Autor: | Pelaes, Rafael Bolito |
Primer orientador: | Carvalho, Dirce Helena Benevides de |
Primer miembro de la banca: | Santos, Rosimeire Gonçalves dos |
Segundo miembro de la banca: | Souza, Henrique Bezerra de |
Resumen: | A presente dissertação visa investigar as práticas pedagógicas de um docente da educação básica no campo do ensino de teatro. Tem como tema central o mapeamento dos grandes desafios enfrentados nas aulas de teatro - decorrentes de políticas institucionais e práticas engessadas no ensino das artes - para, na sequência, traçar um caminho que intentará contorna-los em busca de uma prática artístico-pedagógica que esteja voltada a um ensino de teatro com qualidade. Em resposta às questões acima elucidadas, propomos a utilização de procedimentos atrelados às metodologias ludo-pedagógicas; para tanto, nos valeremos dos jogos de improvisação como meio formativo para a linguagem teatral. Neste sentido, a pesquisa também objetiva apresentar um relato reflexivo sobre o conjunto de experiências lúdicas vivenciadas pelos alunos dos 5ºs. anos da EMEF “Professor Iran Rodrigues” – escola municipal de ensino fundamental localizada no município de Pirassununga-SP, e que culminará em três processos criativos. |
Abstract: | The present study aims to investigate the pedagogical practices of a basic education teacher in the field of theater teaching. The main objective is to identify the greatest challenges occurring all along the theater classes - stemming from institutional policies and restrained practices in teaching the arts - then, consecutively, trace a way to attempt to overcome the challenges and find a pedagogic-artistic practice toward quality in theather teaching. Thus, this Project proposes using proceedings associated with ludic pedagogical methodologies; within games of improvising, to establish a theatrical language. In addition, this research intends to present a reflexive report about the group of ludic experiences lived by the students in the 5th grade of EMEF “Professor Iran Rodrigues” – a public elementary school located in the city of Pirassununga-SP, that will eventually culminate in three creative processes. |
Palabras clave: | Educação Básica Basic Education Ensino de Teatro Theather Teaching Jogos de Improvisação Games of Improvising Processos Criativos Creative Processes |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO |
Tema: | Artes Pedagogia do teatro Teatro - Estudo e ensino Arte na educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional) |
Cita: | PELAES, Rafael Bolito. Professor-propositor e escola básica - os desafios enfrentados no ensino de teatro: jogos de improvisação nas práticas teatrais. 2023. 180 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.288 |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.288 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39110 |
Fecha de defensa: | 7-jun-2023 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ProfessorPropositorEscola.pdf | Dissertação | 15.17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons